A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) promove na próxima terça-feira (10) uma reunião com o Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum Perinatal para definir novas estratégias que melhorem o atendimento materno-infantil nas unidades de saúde. A reunião ocorre às 8h, no auditório do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope).
Além de técnicos da Sesap, participa do encontro a representante do Ministério da Saúde, Antonieta Marinho, que apresentará o resultado das investigações dos óbitos maternos e neonatais nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macaíba, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Currais Novos.
O Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum Perinatal é fruto da política de redução da mortalidade materno-infantil preconizada no Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.
Neste encontro serão discutidas estratégias que mobilizem todos os profissionais da saúde para a adoção de políticas públicas e ações integradas – entre secretarias estaduais e municipais - que promovam a melhoria da saúde materna e infantil. Entre as ações, está a de se melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde.
Pacto
O Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal foi lançado em 2004 pelo governo federal com o propósito de se ampliar a mobilização de gestores e da sociedade civil organizada na promoção de ações que reduzissem os números de óbitos de mães e bebês. Entre as metas do Pacto estão a de garantir o acolhimento das mulheres e dos recém nascidos, a atenção humanizada em situação de abortamento e atendimento do aborto previsto em lei, o direito ao acompanhante no pré-parto e pós parto, melhorar serviço de pré natal e ampliar as ações de planejamento familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário