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quarta-feira, 27 de julho de 2016

Novas regras das eleições 2016 preocupam mercado publicitário

As propagandas eleitorais não serão as mesmas neste ano. Com menos dinheiro disponível, menos tempo para a propaganda e mais programas a serem gravados, a expectativa de publicitários que atuam na área é de que a produção tenha menor qualidade, menor interesse do eleitor, com expectativas de que as inserções que serão distribuídas ao longo do dia, consigam atrair a atenção do eleitorado.

As mudanças na propaganda eleitoral promovidas pela Lei nº 13.165/2015 (minirreforma eleitoral) vão desde a redução do período em que pode ser realizada até a ampliação do conceito de carro de som. O tempo de programa no rádio e TV também foi reduzido, acabando com a propaganda fixa nas eleições para o cargo de vereador, que somente será veiculado na forma de inserções. Em compensação, em todos os dia de propaganda gratuita no rádio e televisão, haverá programa eleitoral com os candidatos a prefeito.

Para os publicitários e profissionais de marketing, essas mudanças não levaram em consideração a fora de produção desses programas. "Foi uma mudança sem conhecimento do processo de produção. Criou uma dificuldade enorme no mercado, reduziu o tempo, mas aumentou a produção com programas todos os dias e inserções que ficaram maiores, mas os recursos para as campanhas diminuíram", observa o publicitário João Maria Medeiros.

Ele diz que a mirreforma, no que tange à propaganda, já está afetando no fechamento de contratos porque os candidatos até podem receber doações (que não podem ser de empresas) e contratar agora, mas só poderão pagar o contrato após abrir conta bancária específica da campanha. 

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