Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

quinta-feira, 17 de março de 2016

Mobilização Nacional luta pela continuidade do Programa Mais Educação

Uma mobilização nacional pela manutenção do Programa Mais Educação, vai movimentar todo ensino público do Brasil, na próxima sexta-feira (18). Em Natal, a ação vai acontecer na Escola Municipal Professora Emília Ramos, a partir das 9h30, reunindo professores, alunos e familiares das crianças e adolescentes participantes do programa instituído pelo Governo Federal.
A Escola Municipal Professora Emília Ramos está localizada na Rua Dantas Barreto, S/N Cidade Nova. A mobilização também acontece em defesa da Educação Integral na rede pública de ensino.
A mobilização vai contar com a apresentação de grupos de capoeira, maculelê, karatê, judô, basquete e banda de fanfarra, formados por alunos participantes do programa várias escolas municipais da capital.
A iniciativa se justifica mediante o anúncio da redução em torno de 60% do orçamento para o programa, prejudicando a construção de uma política pública de educação integral nas escolas brasileiras, prevista na Meta 6 do Plano Nacional de Educação – Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica.
No total das 60 mil escolas anteriormente cadastradas, a previsão é de que a edição do programa este ano, alcance apenas 26 mil unidades de ensino no país, atendendo apenas aquelas com o maior nível de carência e problemas de alfabetização.
Na rede municipal de ensino da capital, o Programa Mais Educação vinha acontecendo em 65 escolas e totalizando 9.328 alunos matriculados. No entanto, diante desse anúncio, o número de escolas da rede municipal de Natal que vai oferecer o Programa Mais Educação em 2016 vai ser reduzido significativamente. Ou seja, até agora, o programa vai acontecer em apenas 15 unidades de ensino da capital, com recursos garantidos ainda de 2015.
Nos últimos anos, o programa contribuiu para que gradativamente 90,27% das escolas da rede ofertassem atividades significativas em turno complementar, atendendo a 25,95% dos alunos do Ensino Fundamental com atividades de acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, cultura, artes, educação patrimonial, educação em direitos humanos, promoção da saúde, educação ambiental, comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica.
O atendimento do Programa Mais Educação beneficia estudantes com distorção idade/série, déficit de aprendizagem, vulnerabilidade social, beneficiário dos programas sociais do Governo Federal. Esses alunos permanecem três horas a mais na escola, com todo acompanhamento pedagógico necessário.
Nas diferentes práticas educacionais, observa-se melhoria do desempenho dos estudantes, bem como dos resultados de aprendizagem e isso tem contribuído para reverter índices anteriormente apresentados nas avaliações de esfera nacional. Percebe-se ainda outros aspectos como a permanência de crianças e jovens na escola protegidos dos riscos e vulnerabilidade social e no tocante ao desenvolvimento, é significativa a mudança de atitude, de hábitos alimentares e de higiene e construção de projetos de vida resgatando o desejo de aprender.
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, instituído pelo Governo Federal por meio da Portaria Interministerial nº17/2007, garantiu aos estudantes da rede pública de ensino o acesso à educação integral por meio da ampliação da jornada escolar, passando para 7h/diária, e expansão das experiências de aprendizagem favorecendo o desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas - cognitiva, lúdica, psicomotora, socioafetiva, ética e estética.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS