Estudantes interessados em concorrer a vagas em cursos técnicos
gratuitos de nível médio poderão se inscrever no Sistema de Seleção
Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) entre os dias
21 e 25 de julho. Com objetivo de esclarecer informações sobre o tema, o
ministro da Educação, Henrique Paim, e o titular da Secretaria de
Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Aléssio Trindade de Barros
concederam, na tarde desta sexta-feira (18), uma entrevista coletiva.
Segundo o ministro Henrique Paim, estudantes que concluíram o ensino
médio poderão concorrer a vagas em diversos institutos tecnológicos
espalhados pelo País por meio do programa da capacitação técnica. “ [Os
estudantes] terão uma oportunidade de se profissionalizar por meio do
ensino técnico profissional, atendendo uma demanda de diversas empresas
que procuram profissionais capacitados”, afirmou.
“Logística, segurança do trabalho, enfermagem, tecnologia da
informação e áreas da engenharia como edificações, eletrotécnica e
mecânica são os cursos mais procurados”, adiantou o secretário Aléssio
Trindade.
Por meio do sistema, instituições públicas e privadas de educação
profissional e tecnológica e universidades oferecem vagas gratuitas em
cursos técnicos. Para participar, é preciso que o candidato tenha
realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2013.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no site do
sistema. Os candidatos do Enem 2013 terão duas opções de vagas na
primeira e segunda chamada. Já os candidatos a vagas remanescentes, que
farão inscrição on-line terão dois dias para confirmar a matrícula na
unidade de ensino.
Nesta edição, serão ofertadas mais de 289 mil vagas para estudantes
de todo o País; 85% das vagas são destinadas para candidatos que
cursaram ensino médio na rede pública de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário