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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Parceria alfabetizará 1,2 mil pessoas no RN >> Convênio foi celebrado entre o Incra e o Movimento de Educação de Base (MEB)


 
 O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (INCRA-RN) e o Movimento de Educação de Base (MEB) irão alfabetizar 1.200 pessoas no Estado a partir do primeiro semestre deste ano. A parceria trata de atender jovens, adultos e idosos, de assentamentos ou acampamentos de municípios potiguares, no Curso de Alfabetização e Escolarização do Nível Fundamental para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O convênio foi celebrado por meio do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (PRONERA) do Incra e publicado no Diário Oficial da quinta-feira, 16.

Ao todo, serão organizadas 60 turmas, cada uma com 20 alunos ao máximo, durante 24 meses. O Incra investirá recursos no valor R$ 2.878.323,00 e contará com contrapartida de R$ 30 mil do MEB. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), outro parceiro no curso de alfabetização, está formado as turmas nos Territórios do Açu/Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Potengi, Trairi, Terra dos Potiguaras e Agreste Litoral Sul.

Todos os futuros estudantes devem ser do público do Pronera e só poderão efetuar as matrículas após a validação do Incra, em que constam seus devidos cadastramento na autarquia agrária. O passo seguinte, de acordo com o superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, é o de se reunir com os representantes do MEB para definir os critérios para contratação dos alfabetizadores, 60 ao todo, e realizar a capacitação desses professores.

A maioria das turmas estará localizada na zona rural, para que o aluno tenha acesso facilitado à sala de aula. A expectativa é de que o curso se inicie a partir de março.

DADOS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS
Para justificar a apresentação de uma proposta de alfabetização para o público do Pronera no Rio Grande do Norte, o MEB utilizou números dos dados educacionais dos assentamentos, uma pesquisa realizada pelo Incra em 2010. Naquele período, de acordo com a pesquisa, o Estado possuía 19.913 famílias assentadas, com um percentual de analfabetos de cerca de 19%.

A ação educativa, voltada para a superação do analfabetismo e a escolarização no meio rural, busca atacar a alta taxa de analfabetismo e de distorção de idade e série nos locais apontados pelo levantamento do Incra realizado em 2010.

Ainda segundo Valmir, a superação do analfabetismo e a continuidade dos estudos colaboram para o desenvolvimento sustentável nas áreas da reforma agrária, como também nos territórios da cidadania, o que proporciona benefícios econômicos, sociais e ambientais.
 Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

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