Recebemos as informações do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do município de Cerro Corá Sr. Francisco de Assis dos Santos, que nos informou que na verdade o que está sendo reformado é um galpão do Núcleo de Produtores Cooperados da Chã da Divisão, onde será implantado o projeto CAJUSOL:
O projeto Cajusol trabalha a extensão rural e trabalho comunitário relacionadas com a cadeia produtiva do caju, nos territórios da cidadania Açu-Mossoró, sertão do Apodi e Seridó, num total de sete municípios, envolvendo 15 comunidades.
O subprojeto Cajucultura Solidária do Sertão/RN, do Projeto denominado Cajusol, tem como objetivo fortalecer a cultura do caju, fruta da agricultura familiar, através de ações extensionistas e de pesquisa, difundindo práticas inovadoras e de transferências pautadas na economia solidária, na sustentabilidade social, na inclusão social, entre outros conceitos que expressam a conquista da cidadania dos agricultores rurais.
O projeto tem respaldo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), tendo como executores a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).
“A finalidade é trabalhar produtos técnicos e metodologias aplicáveis”, o subprojeto visa produzir o conhecimento da comunidade e o cooperativismo.
Hoje na Uern, o subprojeto conta com seis bolsistas graduados desenvolvendo as atividades. que já estão sendo desenvolvidas desde setembro do ano passado e já foram formados 15 comitês organizadores e 15 diagnósticos rurais participativos, agora estão sendo trabalhados 15 mapas da percepção dos moradores.
Segundo o secretário serão investidos 300 mil reais neste programa os maquinários já foram adquiridos, e tão logo fique pronto o local eles serão instalados, o projeto será administrado por gestores escolhidos pela própria comunidade de Chã da Divisão.
DJ AILDO.
Um comentário:
Evidente, que os gestores têm de ser da Chã de Divisão, são eles que colhem, processam e escolhem a quem vender a polpa de fruta.... Precisam apenas do apoio de quem de direito...
Postar um comentário