Controladoria-Geral do Estado;
Defensoria Pública Geral do Estado;
Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca;
Secretaria da Justiça e da Cidadania;
Secretaria da Saúde Pública;
Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social;
Secretaria de Tributação;
Secretaria de Esporte e Lazer;
Secretaria de Turismo.
Dificuldade para indicar o novo titular da Saúde
A governadora eleita Rosalba Ciarlini enfrenta dificuldades para indicar o secretário estadual de Saúde. Uma das principais pastas da administração, encontra resistência dos cotados na lista da chefe do Executivo. O primeiro nome que ela planejou foi o do deputado estadual Getúlio Rego (DEM). Mas esse, logo depois que a governadora ganhou, procurou-a para avisar que não tinha interesse em deixar o Legislativo. Em seguida, a governadora pensou na enfermeira Ana Tânia Sampaio, mas ela também foi descartada por ainda estar em estágio probatório na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professora.
Rosalba Ciarlini também sondou o médico cardiologista Nelson Solano, diretor do Hospital do Coração, mas ele também não aceitou. Depois das sondagens, a governadora volta a investir no deputado Getúlio Rego (DEM). Caso ele aceite, Rosalba Ciarlini resolverá dois problemas: um secretário para Saúde e ainda acomodará José Adécio, primeiro suplente do DEM, na próxima legislatura da Assembleia.
A resposta que virá do deputado Getúlio Rego trará outras mudanças no primeiro escalão. Se o parlamentar do DEM não aceitar, Rosalba deverá acomodar José Adécio na Secretaria Estadual de Agricultura. E, nesse caso, deverá buscar outro cargo para o deputado federal Betinho Rosado, que ficará em uma secretaria para assegurar a permanência de Rogério Marinho na Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro suplente da coligação PMN, DEM e PSDB para a próxima legislatura.
Outra pasta nevrálgica da administração é a Segurança. Embora o nome ainda não tenha sido anunciado, a governadora já escolheu o titular, que será um delegado da Polícia Federal. Outras secretarias importantes para o desenvolvimento do Estado ainda não têm novos titulares. É o caso da Secretaria Estadual de Turismo. Um dos cotados é o atual secretário adjunto de Turismo de Natal Sandro Pacheco.
Tribuna do Norte/DJ Aildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário