Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

domingo, 31 de outubro de 2010

Brasileiros elegem Dilma Rousseff a 1ª mulher presidente do Brasil

Dilma Vana Rousseff (PT) foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil. A petista, de 62 anos, vai governador a nação composta por 190 milhões de brasileiros pelos próximo quatro anos (2011-2015).

Dilma conquistou o voto de mais de 55 milhões de eleitores neste segundo turno da campanha presidencial, tendo derrotado o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que obteve cerca de 43 milhões de voto. Junto com Dilma, foram eleitos 17 governadores da base de apoio ao Governo Federal.

Durante a campanha, Dilma contou com o apoio do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que por repetidas vezes pediu voto para ela. Após oito anos no comando da presidência, Lula vai passar, em 2011, a faixa presidencial para sua companheira de partido.

Dilma, "a ministra-chefe de Lula", foi a responsável por coordenar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", além de ter acompanhado programas como o Bolsa Família e o Luz para Todos.
Biografia
Filha do poeta e empresário búlgaro Pétar Russév (naturalizado no Brasil como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De família de classe média, estudou no tradicional Colégio Sion, de orientação católica. Em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central (hoje Escola Estadual Governador Milton Campos), começou a militar na Polop (Organização Revolucionária Marxista - Política Operária). No mesmo ano, ocorreu o golpe militar; já em 1967, casou-se com o jornalista Cláudio Galeno Linhares.

Depois da Polop, ingressou na Colina (Comando de Libertação Nacional), movimento adepto da luta armada. Em 1969, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que havia iniciado dois anos antes.

Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante de esquerda Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo, que durante a campanha foi mãe de Gabriel, primeiro neto de Dilma.

Depois de ter morado em São Paulo e Rio de Janeiro, Dilma se estabeleceu em Porto Alegre, onde começou a trabalhar, em 1975, na FEE (Fundação de Economia e Estatística), órgão do governo gaúcho. Dois anos depois, formou-se em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sendo demitida da FEE após ter seu nome incluído em uma lista de "subversivos".

Nas décadas de 1980 e 1990, atuou no governo do Rio Grande do Sul, nas secretárias da Fazenda e de Energia, Minas e Comunicações, e nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 1989, fez campanha para Leonel Brizola (PDT), candidato a presidente; no segundo turno, apoiou Lula (PT). Desfiliou-se do PDT em 2001, quando entrou no PT.

Em 2003, assumiu o cargo de Ministra de Minas e Energia do governo Lula. Em 2005, Dilma torna-se ministra-chefe da Casa Civil, no lugar de José Dirceu. À frente de ambos os ministérios, tornou-se conhecida por ter um perfil tido como centralizador e técnico, bem como por suas fortes cobranças a ministros e assessores.
DJ Aildo/Túlio Duarte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

VISITAS FEITAS