Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Candidatos trocam críticas e acusações no debate

O debate realizado pela InterTV Cabugi marcou na noite de ontem e madrugada de hoje o último momento de confronto direto entre os candidatos ao Governo do Estado. O programa foi marcado por ataques entre os políticos, com críticas e denúncias. O atual governador, Iberê Ferreira (PSB), a ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (DEM), e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), foram os principais alvos e tiveram de responder a temas como a falta de apoio à cultura, situação do Walfredo Gurgel, apoio à Prefeitura de Natal e “escândalo dos medicamentos”.

Sandro Pimentel, Iberê Ferreira, Roberto Ronconi, Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo participam do debate da Intertv Cabugi









Os dois candidatos que lideram as pesquisas tiveram oportunidade de se confrontar no terceiro e quarto blocos. Iberê perguntou a Rosalba sobre a Lei Municipal de Mossoró, Telma Gurgel, de 1990, e a candidata afirmou que irá investir em cultura, prometendo que “Natal vai ser a capital nacional do folclore”. O atual governador lamentou o desconhecimento da ex-prefeita sobre a lei e explicou que a legislação prevê um fundo de cultura que nunca foi colocado em prática. A candidata do DEM aproveitou a tréplica para lamentar o abandono das casas de cultura, usadas até como “ponto de venda de produtos da Avon”.

No quarto bloco, a pergunta do governador foi a respeito da oposição do DEM contra o presidente Lula. “O meu partido tem sido um equilíbrio da democracia”, respondeu Rosalba, lembrando que a legenda impediu o retorno da CPMF e defendeu ampliação de programas sociais. Ele acusou Iberê de “trocar muito de partido” e de fazer parte do governo envolvido em escândalos como o “Foliaduto”. O candidato do PSB lembrou que o DEM ingressou no STF contra o Prouni e que o único governador eleito em 2006, José Roberto Arruda, terminou cassado por corrupção.

O representante do PSOL, Sandro Pimentel, denunciou o gasto de R$ 30 milhões, do atual governo, somente com propaganda institucional, em 2009. “Queria muito morar naquele estado que eles mostram para vocês no programa eleitoral, mas não é o estado real”, reclamou. Iberê Ferreira se defendeu, afirmando que vem realizando o maior programa de saneamento básico da história do Rio Grande do Norte.

Foi a partir do 2º bloco que o debate começou a esquentar. Com o tema livre, o candidato do PDT, Carlos Eduardo, perguntou à senadora Rosalba Ciarlini, do DEM, “que mal Natal fez para ela ter apoiado a prefeita Micarla de Sousa na eleição de 2008″. Carlos acusou ainda a senadora de não ter tido atuação relevante no Congresso Nacional. Rosalba não falou em Micarla, mas tratou de se defender. Ela disse que apresentou 57 propostas, entre elas a que criou a ZPE do Sertão, 12 projetos que indicaram a Institutos de Federação Tecnológica do RN (IFRNs), entre outros. Carlos Eduardo afirmou que a prefeita da capital está “afundando” a cidade e observou que os salários estão atrasados, assim como os programas sociais, e que nas Secretarias estão cortados os pontos de energia.

Quando Roberto Ronconi perguntou a Carlos Eduardo sobre Saneamento Básico e lembrou que o pedetista não fez as ações necessárias na área, o candidato do PDT ironizou: “A concessão para se fazer saneamento é da Caern. Me admira o senhor morar aqui e não saber disso”.

Foi também nesse bloco que a senadora Rosalba Ciarlini e Sandro Pimentel criticaram o que chamaram de educação “vexatória” a do governo estadual. “Vou fazer um Plano Estadual de Educação”, disse Ciarlini. No duelo que finalizou o segundo bloco, entre o candidato do PSOL e Iberê Ferreira de Souza, após o peessebista dizer que tem “40 anos de vida pública sem manchas no currículo”, Pimental acusou-o de ser um dos protagonistas do escândalo do “Rabo de Palha”, que estampou as páginas dos jornais na década de 80.

Candidatos chegam com antecedência

Os cinco governadoráveis convidados para o debate da InterTV Cabugi mantiveram reuniões com assessores momentos antes do programa começar. Cada um deles ficou em sala isolada, na sede da emissora, e aproveitou a espera para passar as últimas estratégias e focos que levariam para o debate. Todos já se encontravam na emissora faltando 40 minutos para o programa começar. Na hora que o programa começou, cada grupo de assessores se manteve na sala que foi destinada ao governadorável. Nos intervalos, foi permitido apenas um assessor por candidato entrar no estúdio e conversar com os postulantes ao Executivo estadual.

No último debate, os governadoráveis chegaram acompanhados dos principais assessores e alguns familiares. O candidato Roberto Ronconi foi o primeiro a chegar na sede da InterTV Cabugi. Só após o próprio governadorável do PTC chegar foi que vieram os seus assessores. Faltando uma hora para começar o debate, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) desembarcou na sede da afiliada da Rede Globo. Ela foi acompanhada do marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, do filho, Cadu Ciarlini, e de assessores.

O governador Iberê Ferreira veio logo em seguida, acompanhado de assessores e marqueteiros. Sandro Pimentel foi o penúltimo a chegar. A 40 minutos do programa o time dos governadoráveis completou com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.

Na vestimenta usada pelos candidatos no debate uma clara alusão aos símbolos da campanha. Rosalba Ciarlini chegou vestida de rosa e usando uma rosa. Já Iberê Ferreira usou gravata vermelha.

O debate da InterTV Cabugi começou apenas às 22h30, mas desde a manhã dessa terça-feira já era grande a movimentação das claques na rua Libânia Galvão, onde está localizada a sede da InterTV Cabugi.

Michel Temer participa da campanha em Natal

O candidato a vice-presidente na chapa da ex-ministra Dilma Rousseff (PT), deputado Michel Temer (PMDB-SP), está hoje em Natal para participar do comício de encerramento do PMDB potiguar no bairro Soledade, Zona Norte de Natal. Temer atende a um convite do líder do partido na Câmara, deputado Henrique Alves, e também do senador Garibaldi Alves. Ele foi convidado ainda para fazer parte do comício da coligação “Vitória do Povo”, do candidato ao governo, Iberê Ferreira de Souza (PSB), que ocorre também hoje em Parnamirim.

A previsão é de que o candidato peemedebista chegue a Natal minutos antes do início da programação. Ele vem de Salvador, onde declarou apoio integral à candidatura do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao governo do Estado. Dilma Rousseff apóia outro candidato ao governo da Bahia, o petista Jaques Wagner.

Aliança

A decisão de Dilma de abrir mão do palanque duplo – ela antes apoiava os dois candidatos da base de apoio de sua candidatura – causou forte reação no PMDB baiano. Geddel, no entanto, mante o apoio à petista. “Vou manter a linha da minha campanha até o fim, como foi acertado com o PT”, garante Geddel Vieira Lima.

Após cumprir a agenda de campanha na capital potiguar, Michel Temer passará a noite em Natal antes de seguir viagem para São Paulo, onde, amanhã, participará do comício de encerramento da candidata do Partido dos Trabalhadores à presidência da República, Dilma Rousseff.

Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS