As campanhas dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte estão mobilizando voluntários para trabalhar no domingo (3), dia das eleições, como delegados e fiscais.
É por meio desses “olheiros” que os partidos e coligações podem fiscalizar todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e o processamento eletrônico da totalização dos resultados.
A candidata do DEM ao Governo, Rosalba Ciarlini, pretende mobilizar até dois delegados para cada uma das 69º Zonas Eleitorais do Estado, totalizando 138 delegados.
De acordo com a campanha da democrata, também devem ser mobilizados até dois fiscais para cada seção eleitoral. A assessoria da candidata assegurou que a coligação “A Força da União” só irá trabalhar com voluntários.
O mesmo garante a campanha do candidato do PSB ao Governo do Estado, Iberê Ferreira. A coligação “Vitória do Povo” (PSB-PT-PTB-PPS) está arregimentando militantes para trabalhar no domingo.
De acordo com informações da assessoria do peessebista, haverá fiscais em todos os 1.504 locais de votação e nas quase sete mil seções eleitorais.
Justiça proíbe padronização dos delegados e fiscais
A Justiça Eleitoral trouxe uma novidade para as eleições deste ano. Nada de tudo vermelho ou rosa pelos corredores dos locais de votação. Os fiscais e delegados devem usar apenas um crachá com o nome e a sigla do partido ou identificação da coligação.
A determinação foi introduzida na Lei das Eleições (9.504/ 07, no artigo 39ª), pela Lei 12.034.
Tulio Duarte/No Minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário