Há quase quatro anos, na corrida ao Governo do Estado em 2006, qual era o quadro da disputa? O que as pesquisas mostravam?O Carlos Santos mergulha no tempo e exuma números, para compará-los com os da atual disputa. O webleitor tem mais elementos à conversa e ao debate sadio, com respeito ao contraditório.
No dia 23 de agosto de 2006, portanto há quase quatro anos, o então senador Garibaldi Filho (PMDB) era favorito ao Governo do Estado, contra a governadora WIlma de Faria (PSB), que buscava a reeleição.
Ele possuía 8% à sua frente, conforme pesquisa Ibope/TV Cabugi, a primeira veiculada pela parceria entre o instituto e essa empresa de comunicação.
Num comparativo com ontem, dia 30 de agosto de 2010, a igual luta eleitoral revela um quadro bem diferente. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) detém 45% de intenções de voto, contra 25% do seu principal adversário, o governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB).
A vantagem de Rosalba em relação a ele é de 20%.
Veja abaixo os números das duas pesquisas, em períodos praticamente semelhantes de campanha, e faça você mesmo suas análises:
Governo Estimulada-Ibope (em 30 de Agosto 2010)
Rosalba Ciarlini (DEM) - 45%
Iberê Ferreira (PSB) - 25%
Carlos Eduardo (PDT) - 11%
Roberto Ronconi (PTC) - 1%
Brancos/Nulos - 10%
indecisos 7%.
Governo Estimulada-Ibope (23 de Agosto de 2006)
Garibaldi Filho (PMDB) – 49%
Wilma de Faria (PSB) – 41%
Geraldo Forte (PSL) – 1%
Xeique Humberto (PTC) – 0%
José Bezerra (PCB) – 0%
Marcônio Cruz - 0%.
Indecisos – 3%
Brancos e Nulos – 6%.
Fonte: Carlos Santos
Fonte: Carlos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário