
Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), no primeiro debate entre os presidenciáveis, nesta quinta-feira à noite, na TV Bandeirantes, foi dominado pelo embate em torno dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Seguindo a estratégia de sua campanha, Dilma preferiu atacar Fernando Henrique para tentar atingir Serra, e muitas vezes fugindo do tema e foi repetitiva em algumas respostas, enquanto o tucano partiu para o confronto direto com a petista sendo objetivo e enfocando sempre o tema perguntado a ele. Marina Silva, do PV, a terceira colocada nas pesquisa, não atacou ninguém, enquanto Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) criticou tudo e todos, especialmente Dilma e o governo Lula. No último bloco, ao fazer as considerações finais, Serra e Dilma se emocionaram.
Dilma, que mostrou nervosismo no começo e chegou a cometer gafes, como dizer que o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) era para transportar crianças, contestou os problemas de infraestrutura citados por Serra. Ao comparar as administrações de FH e Lula, Dilma destacou os programas do atual governo.
Os problemas de infraestrutura foram motivo de divergência entre Serra e Dilma logo no primeiro bloco. Ao responder a uma pergunta da petista sobre a criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada pelo atual governo, numa comparação com a gestão de Fernando Henrique, Serra disse que não se deveria ficar olhando pelo retrovisor e criticou a situação de portos, aeroportos e estradas do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário