Segundo o Ministério do Trabalho, as informações da Caixa Econômica Federal englobam somente o PIS, do setor privado, enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do Pasep, dos servidores públicos.
Ao todo, segundo o governo federal, 16,92 milhões de pessoas têm direito a sacar os valores do abono salarial do PIS e do Pasep neste ano, o que corresponde a R$ 7,79 bilhões. Têm direito os trabalhadores foram registrados por pelo menos 30 dias consecutivos em 2008, e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais naquele ano.
O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS. Ou no Banco do Brasil para o Pasep. Os valores poderão ser buscados até o dia 30 de junho.
O ministro fez ligações a três pessoas, que ainda não sacaram o abono, alertando-as para o direito de receber os valores neste ano. Aurilúcia Alves, de Brasília, recebeu uma das ligações e, ao ser questionada pelo ministro se já tinha ouvido falar dele, afirmou simplesmente que não. "Então está ouvindo falar agora", respondeu Lupi, informando em seguida que ela tinha direito de receber um salário mínimo de abono. Já Antonio Lima, de Governador Valadares (MG), reconheceu Lupi. Ele não sabia que tinha direito ao abono e disse que buscará os valores na Caixa Econômica Federal.
G1/DJ Aildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário