O auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte ficou lotado na manhã desta quarta-feira (23/06) em virtude do “Programa de Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas”, lançado pelo Governo do Estado. O presidente da FIERN, Flávio Azevedo, compôs a mesa de autoridades com o governador Iberê Ferreira.
A iniciativa vai beneficiar micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte, grupo que corresponde a 96% do universo empresarial do Estado. O pacote apresentado inclui apoio na área tributária, simplificação e desburocratização, implementação de compras governamentais, além de incentivo ao empreendedorismo e tecnologia.
“A economia do nosso Estado está amparada no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, daí a importância de se desenvolver ações para permitir o crescimento dessa parcela do setor empresarial”, afirmou Iberê. As ações constituem o maior número de medidas a serem implementadas à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
O objetivo é difundir ações como financiamento para as empresas de setores de bens, comércio, serviços e indústrias que necessitam ampliar seus negócios através de investimento em inovações de produtos e processos. As empresas também se beneficiarão com o aumento da produtividade e da sustentabilidade.
“Existem três coisas fundamentais para o crescimento econômico e social: inovação tecnológica, crédito e qualificação profissional. Neste momento estamos dando passos decisivos para promover esses fatores. Hoje foram colocadas as pedras angulares do desenvolvimento do RN”, afirmou Flávio Azevedo.
A ampliação do limite de adesão à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é uma das medidas mais importantes, uma vez que fixa o limite de enquadramento em R$ 2,4 milhões de faturamento anual, ampliando o número de optantes. De acordo com o Governo do Estado, todos os setores produtivos serão contemplados.
Outras medidas anunciadas pelo governador são: isenção de ICMS sobre facções de roupas, implantação da Redesim, aquisição de bens e serviços por parte do Governo do Estado e Programa Inova RN, que possibilita o apoio financeiro ao custeio de pesquisa. “A economia vai se desenvolver ainda mais”, garante Iberê Ferreira.
APOIO TECNOLÓGICO
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco Cipriano de Paula Segundo, e o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, assinaram um convênio para elevar o patamar tecnológico das empresas do Rio Grande do Norte através do PROTEC – Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresa.
Com informações da Fiern/dj Aildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário