A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) está, pela primeira vez, à frente na corrida presidencial. Segundo pesquisa CNI/ Ibope, divulgada na tarde desta quarta-feira (23), a petista tem 40% das intenções de voto do eleitorado brasileiro.
Com isso, o ex-governador José Serra (PSDB) perdeu a dianteira das pesquisas e agora amarga o segundo lugar. O tucano obteve 35% das intenções de voto. Já a senadora Marina Silva (PV) aparece em terceiro com 9%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Ibope, disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%. O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma aparece com 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.
O resultado dessa pesquisa é diferente da que foi divulgada no dia 5, que mostrava Serra e Dilma empatados, com 37 pontos cada um. Diferente também da última CNI/ Ibope, publicada no dia 17 de março, em que Serra liderava com 35 pontos e Dilma tinha 30 pontos. Agora, a petista é quem segue na liderança.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) com o número 16292/ 2010. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.
Dilma venceria Serra em segundo turno
A pesquisa também simulou um possível segundo turno entre Dilma e Serra. Na simulação, a petista venceria o tucano por 45% a 38% das intenções de voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário