O Governo do Estado está implantando uma nova infraestrutura de comunicação do Estado, uma rede de links com estrutura própria, oferecidos a vários órgãos do Rio Grande do Norte. Na prática, a nova rede vai possibilitar maior integração entre os órgãos governamentais e melhoria nos serviços prestados. Os serviços de implantação da rede estão sendo executado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), por meio da Coordenadoria de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Norte (COTIC)
Atualmente, cada órgão utiliza um link através de uma operadora de telefonia e internet. Com o projeto, esses links deixarão de operar passando diretamente à COTIC, na Searh, a gerência da rede corporativa do Estado, contando ainda com uma equipe permanente para instalação e manutenção dos equipamentos.
Segundo o coordenador da COTIC, Carlindo Pereira, o objetivo do projeto é reduzir custos e melhorar a integração entre os órgãos. "O projeto tem como meta diminuir a burocracia dependente de operadoras, reduzir custos e integrar os órgãos com a ajuda de um link mais eficiente".
Em funcionamento na Coordenadoria de Informática e Estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública, na Corregedoria Geral de Polícia, Delegacia de Homicídios, Delegacia Especializada da Mulher, Delegacia Geral de Polícia, Detran do Via Direta, Central do Cidadão do Alecrim, Secretaria de Turismo, 4ª Batalhão de Polícia Militar, Tribunal de Contas do Estado e Hospital Walfredo Gurgel e mais três unidades da Secretaria de Tributação, os links de internet via rádio estão operando na velocidade de 1 (1024)MKbps, um aumento significativo em relação a usada anteriormente, de 256Kbps.
Para o coordenador de informática da SESED, Constantino Emiliano, houve significativo progresso na conectividade da secretaria. "Tínhamos alguns problemas com a conexão anterior e, agora, após a implantação da nova infraestrutura, ganhamos uma expressiva velocidade de internet, trazendo com isso rapidez e melhoria nos serviços prestados".
Nenhum comentário:
Postar um comentário