Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

terça-feira, 30 de março de 2010

Resgate do esporte é a tônica dos JERNs 2010

Atletas, coordenadores, diretores, organizadores e a imprensa estiveram presentes no lançamento dos 40 anos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNs 2010, uma das maiores competições estudantis do Brasil.

A solenidade teve lugar no salão do Olimpo Recepções, na segunda (29), e na ocasião foi apresentada a programação comemorativa dos 40º JERNs – também foram destacados o calendário escolar de 2010, a programação das regionais dos jogos (que começam no meio do ano) e a logomarca comemorativa.

O evento foi uma realização da Secretaria de Educação e Cultura do Estado por meio da Coordenadoria do Desporto (SEEC-Codesp).

Memórias

A coordenadora da Codep, Ana Dalva, falou sobre a importância do evento, agradeceu o apoio do Governo do Estado, e lembrou a memória do emocionada do secretário Rui Pereira, falecido em fevereiro; o secretário em exercício de Educação e Cultura do Estado, Otávio Augusto, reforçou o apoio dado ao evento e relembrou o fator de inclusão social, de reunir e fazer amigos - “Os JERNs fazem parte da história de muitas famílias”, comentou.

A secretária de Esporte e Lazer do Estado, Magnólia Figueiredo, relembrou os tempos de atleta, das dificuldades, e do envolvimento da cidade e do estado com o evento - “O esporte é qualidade de vida e nesse desenvolvimento está o evento que é muito forte, os JERNs”, apontou.

O ex-coordenador, atleta e técnico Dennis Lisboa, lembrou dos bons momentos quando em 1973 – ainda nos primeiros anos dos então denominados Jogos Estudantis - jogar em até duas modalidades coletivas e uma individual: “Entrar no esporte é uma boa cachaça. Quem entra, não consegue sair. Aqui é lugar de reunir bons amigos. Os jogos escolares fazem parte da minha vida, da vida de muitos, do nosso esporte”, explicou, desfiando boas histórias na competição.



Também se fez presnmete ao lançamento o professor Sebastião Cunha. Em 1970, ele, cansado da burocracia e de ver o desporto escolar relegado a segundo plano, enviou à Assembleia Legislativa uma proposta de criação de um novo departamento dentro da Secretaria Estadual de Educação. A ideia foi aprovada e surgiu o então Departamento de Educação Física e Desportos (DED) que propiciou a criação dos Jogos Ginasiais Estudantis, logo abreviados para Jogos Estudantis, primeira denominação dos atuais JERNs.

Ontem e hoje

Foram muitas as mudanças nesses jogos que começaram com menos de 20 escolas no início das década de 1970. As regionais classificatórias – surgidas no começo da década de 1990, com o início da interiorização do evento - que inicialmente eram três passaram para 12, por exemplo. O número de atletas também aumentou: de pouco mais de 2 mil participantes, quase todos de Natal nos primeiros anos, passou para 23 mil em fins da década de 1990 e hoje são mais de 34 mil jovens, de 124 municípios.

Atualmente, são investidos em torno de R$ 1 milhão nos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte em prol da educação dos jovens potiguares.

O torneio, que em sua primeira edição contou com poucas escolas, logo obteve sucesso e foi responsável por revelar vários atletas de destaque no cenário nacional - os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson (atletismo) e Virna (vôlei); Matuzalém (futebol), Danilo Costa (surf), Juliana (vôlei de areia) e Magnólia Figueiredo (atletismo) são exemplos disso.
No minuto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS