Os micareteiros de Natal e do resto do Brasil têm um motivo para comemorar. Cerca de um milhão de pessoas vai pular ao som de axé na 19ª edição do Carnatal, que acontece na cidade entre os dias 3 e 6 de dezembro. Dos dez blocos que vão movimentar o evento, a grande novidade é o Swingaê!, que vai estrear no corredor da folia com os grupos baianos Psirico (sexta), Parangolé (sábado) e Chicabana (domingo).
Os outros blocos são - Amar é, Caju, Bicho, Nana Banana, Cerveja e Coco, Burro Elétrico, Me Leva, Aviões Elétrico e o Cidadão Nota 10. Esta edição não contará com nenhum bloco infantil. Nos quatro dias de festa, nomes de peso da música baiana vão animar o público. Algumas das atrações são Chiclete com Banana, Banda Eva, Ivete Sangalo, Jammil, Asa de Águia, Cláudia Leite e Ricardo Chaves. Os abadás poderão ser comprados na Central do Carnatal, no Natal Shopping.
Dentre o público geral, 6.500 pessoas ficarão nos camarotes, enquanto cerca de 7.000 ocuparão as arquibancadas. Os outros participantes vão acompanhar os foliões num percurso de 3.8000 metros, que começa nas imediações do Pittsburg, na Prudente de Moraes.
Serão 270 unidades de camarotes particulares, que comportam até 20 pessoas / cada, e dois camarotes temáticos, que fazem "a festa dentro da festa" com atrações diferenciadas - o da Donna Donna e o Camarote 2014, em homenagem à Copa do Mundo, da qual Natal será uma das sedes.
A montagem da estrutura deve terminar na segunda-feira (30), quando todos os órgãos envolvidos na fiscalização farão uma vistoria para a concessão de licenças.
Suporte técnico
Segundo a organização, a segurança da festa vai contar com a ação de 1800 policiais civis e militares, além de 70 câmeras instaladas ao longo do percurso. O atendimento de saúde será prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), com oito ambulâncias, sendo uma UTI móvel no circuito interno.
Todo o evento contará com 284 banheiros, dos quais 15 serão destinados a cadeirantes. A limpeza ficará ao encargo da Urbana. A primeira vistoria interna será realizada pelo Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA). Outras vistorias serão realizadas até a data de início da folia.
Recomendações do Ministério Público
O Ministério Público do Rio Grande do Norte definiu os horários que devem ser obedecidos durante o Carnatal. Na quinta-feira (3), a estimativa é de que as atividades comecem às 18h e encerrem às 1h. Na sexta (4), o início se dará na mesma hora, mas o término foi prorrogado para as 2h. O sábado (5) terá o horário mais flexível, das 17h às 3h. No domingo, a agitação no corredor da folia vai das 17h às 1h.
Uma das mudanças previstas foi em relação ao público adolescente. Foi estabelecido que os menores de 16 anos só poderão aproveitar a folia acompanhados dos pais ou responsáveis. Os jovens de 16 a 18 anos incompletos poderão curtir mediante autorização.
Carnatal Solidário
A organização do evento promove ainda o Carnatal Solidário, projeto que contará com ações no Hemonorte, GACC e Hospital Varela Santiago. A campanha Doe Sangue é um dos destaques do programa. Ela será lançada no Hotel Residence, no dia 24 de novembro, às 8h. Postos para coleta de sangue serão instalados em pontos de grande circulação do Carnatal.
Programação dos blocos
• Swingaê!
Sexta: Psirico
Sábado: Parangolé
Domingo: Chicabana
• Amar é
Quinta e sábado: Jammil
• Caju
Sexta: Eva
Sábado: Cláudia Leite
Domingo: Cláudia Leite
• Bicho
Sexta: Tomate
Sábado e domingo: Ricardo Chaves
• Nana Banana
Quinta, sexta e sábado: Chiclete com Banana
Aviões Elétrico
Domingo: Aviões Elétrico e Forró do Muído
• Me Leva
Quinta: Ara Ketu
• Burro Elétrico
Quinta: Capilé
• Cerveja e Coco
Sexta: Asa de Águia
Sábado: Ivete Sangalo
Domingo: Asa de Águia
• Cidadão Nota 10
Quinta: Lane Cardoso
Sexta: Cavaleiros do Forró
Sábado: Margareth Menezes
Melina França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário