Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

terça-feira, 5 de abril de 2016

Volume da barragem Armando Ribeiro aumente 22% com chuvas

As chuvas registradas no final de semana da região do Seridó aumentaram ainda mais a esperança das dos produtores rurais e a garantia de reabastecimento dos reservatórios. Com o volume acumulado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) anunciou que as cidades de Currais Novos e Jardim do Seridó devem sair da situação de colapso no abastecimento.
De acordo com o relatório divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), foram registradas, entre sexta-feira (1.º) e segunda-feira (4), chuvas em 91 postos de monitoramento espalhados por todo o RN.
Outra notícia importante para a população do estado é que após levantamento sobre o acumulado de água nos reservatórios divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), os 47 reservatórios monitorados localizados na bacia Piranhas-Açu foram os que tiveram maior recarga nesta semana. Região que teve consideráveis precipitações pluviométricas.
Dos reservatórios que estavam em volume morto, houve redução em 2,5%. Esse mesmo índice ocorreu para os reservatórios que estavam secos.
A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior do RN, que apresentava um volume de 475,5 milhões de metros cúbicos no dia 21 de março, o que representava 19,81% de sua capacidade, agora se encontra com 22,42% de sua totalidade, o que significa um aumento de 63,317 milhões de metros cúbicos. Entre a sexta e a segunda-feira, foi registrado um aumento de 95 centímetros na lâmina de água do reservatório. Faltam 15 metros para a barragem atingir sua cota máxima.
Já o Itans, localizado em Caicó, tinha apenas 1,4% de toda a sua capacidade, o que correspondia a 1,2 milhão de metros cúbicos. Hoje, encontra-se com mais de 2 milhões de metros cúbicos – 2,4%.
O açude Dourado, em Currais Novos, que estava seco, recebeu recarga de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. Na região de Parelhas, os dois principais açudes também receberam significativa recarga. O Boqueirão, que suportaria 11 meses, passou a duplicar essa capacidade. O reservatório registrou aumento de mais de 4 metros em sua capacidade.
Ainda em Jardim do Seridó, o açude Zangalheiras, que estava em volume morto, passará a suportar uso por nove meses, com 16% de sua capacidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS