O juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, foi eleito o 13º líder mais importante no mundo em uma lista publicada pela revista Fortune nesta quinta-feira (24).
No perfil sobre o magistrado, a publicação norte-americana afirma que ele é o "protagonista principal" da versão brasileira e real do filme Os Intocáveis, ficção sobre a história verídica da equipe chefiada pelo o agente Eliot Ness, que lutou contra a máfia em Chicago (EUA) entre o final da década de 1920 e o começo dos anos 1930.
Além de dizer que o juiz fica bem ao aparecer na televisão, a publicação elogiou a atuação de Moro.
"Moro encabeçou o processo contra um esquema de corrupção descarado que roubou US$ 3 bilhões da Petrobras, a companhia nacional de petróleo, para o bolso de políticos e autoridades", descreve a Fortune. "Dilma Rousseff corre risco de impeachment, e a reputação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está esfarrapada. E mais importante: a coexistência passiva com a corrupção longamente endêmica na América Latina está se tornando um hábito do passado."
Na lista, composta por 50 personalidades, Moro ficou acima do vocalista da band U2, Bono Vox (14º), e abaixo do empresário Huateng Ma (13º), o quinto homem mais rico na China.
Jeff Bezos, fundador do colossal Amazon, foi colocado no primeiro lugar da lista, seguido pela chanceler alemã Angela Merkel. O terceiro posto coube a Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz, e o quarto, ao papa Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário