Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Evento discutirá políticas públicas para a juventude rural do Semiárido‏

No período de 28 a 31 de janeiro, será realizado o Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, que reunirá cerca de 300 jovens oriundos de todos os estados do Semiárido brasileiro para discutir temas voltados à convivência com a região. Promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), o evento acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB).

O objetivo central é fortalecer as pautas da juventude do Semiárido nos espaços de participação e no processo de construção das políticas de desenvolvimento territorial, além de contribuir com subsídios e diretrizes para o Plano Nacional de Juventude e o Plano de Sucessão Rural. Com essa perspectiva, o Encontro mobilizará diversas expressões juvenis do campo.

Com o tema Compartilhando e construindo novos saberes sobre o Semiárido, o evento pretende ainda promover o intercâmbio entre jovens dos territórios rurais do Semiárido brasileiro.  Dessa forma, oportunizará espaços de troca de experiências e vivências coletivas de aprendizagem, buscando fortalecer a participação dos movimentos juvenis do campo nas políticas públicas de juventude voltadas para a região. 

O Procase realiza o evento em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Insa, Programa Semear conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, Procasur e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Para a mobilização dos jovens, conta com o apoio de diversas organizações sociais que atuam no Semiárido brasileiro.

Juventude Rural

No Brasil, cerca de 8 milhões de jovens vivem nas zonas rurais, onde ocupam espaços significativos na produção agrícola, bem como nos processos participativos comunitários. Esses jovens, homens e mulheres do campo, enfrentam um grande desafio: a sucessão e permanência rural.

Nesse cenário, é necessário repensar e transformar a concepção da relação campo-cidade, promovendo o fortalecimento das áreas rurais como ambiente interessante para a juventude rural.

Procase

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Semiárido, conta com a parceria do Fida e apoia iniciativas de organizações de agricultores familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações para o fortalecimento com a convivência com o Semiárido.

Atualmente, está em fase de implantação pelo Procase um projeto que implantará 560 campos de palma forrageira na Paraíba, compreendendo as microrregiões do Cariri (ocidental e oriental), Seridó, Curimataú e Sertão Central. Terá a parceria e a orientação técnica do Insa e o acompanhamento do Instituto de Desenvolvimento Social (IDS).

Acesse a programação: http://migre.me/sLxWz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

VISITAS FEITAS