Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE C.CORÁ CONCLUI CAMPANHA NACIONAL DE BUSCA ATIVA DE CASOS DE TRACOMA


Neste ano de 2015 a Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Corá conseguiu participar da III Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma que ocorre nas escolas públicas de todo o país, e tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade. Da região do Seridó Cerro Corá foi à cidade comtemplada, e a partir deste ano participará ano após ano deste evento do Ministério da Saúde.
O objetivo da campanha é esclarecer sobre a cura, ensinar os escolares e familiares a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha foi realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as geo-helmintíases (verminose) e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo.
Para as ações de busca ativa do tracoma a SESAP – Secretaria da Saúde Pública do RN enviou um reforço de técnicos padronizados para cooperar com o técnico padronizado na busca ativa do tracoma no município o servidor Luiz Fernando. Vale ressaltar que a IV USARP (Caicó/RN) colaborou de forma intensa nesta campanha enviando o técnico regional padronizado Batista Moura, para ajudar nestas ações.
Na busca ativa do tracoma foram examinados 1406 alunos das escolas municipais, 94,80% em comparação ao total de matriculados. Nas escolas estaduais, que foi feita de forma extra, tendo em vista que a campanha não aborda as escolas estaduais, mas por iniciativa da Secretaria Municipal se examinou, foram examinados 124 alunos dos 128 matriculados na faixa etária de 5 a 14 anos. Ao total em todo o município foram diagnosticados 08 casos de Tracoma em crianças e todos foram tratados com a medicação adequada, agora continuam em acompanhamento de um ano até a alta clínica.
Entenda o Tracoma
Tracoma
Tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Clamydia trachomatis que ocorre principalmente nas crianças. Se não for tratada pode prejudicar a visão e evoluir até a cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.
Como se transmite
A transmissão ocorre por contato direto, por meio das mãos contaminadas levadas aos olhos com secreção de um indivíduo portador de tracoma, ou de maneira indireta, por meio de objetos contaminados ou por intermédio de insetos, como as moscas.
Como se trata
O tratamento é feito com antibióticos e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde/SUS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS