Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Audiência publica discutiu em Cerro Corá A escassez da água no município

 Fotos Jailmar Jargas

Ocorreu ontem dia 10 de dezembro, uma audiência pública na Câmara Municipal de Cerro Corá, tendo como tema a “A escassez da água em nosso município”. A proposição foi de autoria da vereadora Graça, a mesma, falou que o evento tem como objetivo discutir a situação e buscar soluções de curto, médio e longo prazo para a grave crise hídrica que a população rural e urbana vem enfrentando em nosso município. Agradeceu a participação dos presentes, justificou a ausência da secretaria de recursos hídricos que por outras agendas ficou impossibilitada de comparecer – “Precisamos debater de forma inteligente e construtiva sobre a situação desta crise que estamos vivenciando, os moradores da cidade e do campo. Estiveram presentes os vereadores Valderi, Aldin, Everaldo, Zeca e Erinho, o prefeito municipal Raimundo Marcelino Borges, o gerente da Caern local, Antônio da Silva, representantes da sociedade como associações, a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Ana Maria, o representante da FETARN Francisco José, secretários, de educação Adevaldo Oliveira e Canindé o de agricultura, representantes de comercio, da rádio e outros, apesar de poucas pessoas, mas considera-se uma boa participação dos segmentos.
Foi externada toda a situação pelas autoridades que preocupa muito o nosso povo, o gerente da Caern local, Antônio da Silva, afirmou que só teremos água do açude Pinga no máximo até quarta-feira próxima, o prefeito fez uso da palavra tranquilizando a população no sentido de termos que nos unirmos e encontrar uma solução temos sim que encontrar uma solução, nosso povo não irá ficar sem água. Todos os representantes usaram a palavra para mostrar a preocupação e sugerir algo.

Foram feitos vários encaminhamentos dentre eles:

Formar uma comissão pra ir até a Caern em Natal, secretaria de recursos hídricos e se possível ao governo do estado;(Vereadora/vereadores que desejarem, o prefeito municipal, secretário de agricultura e educação, representantes dos sindicatos -   SINTRAF E STR e representante da FETARN e o  gerente da Caern local Antônio Silva);

Instalação dos 10 poços perfurados pelo governo em nosso município Fazer um estudo de viabilidade técnica para ver a possibilidade de nossa cidade ser abastecida pela adutora Monsenhor Expedito via São Tomé por se encontrar a apenas 24 km de distância até chegar ao pinga no engate da rede que atende nossa cidade. Uma vez que recente estudo feito na barragem Armando Ribeiro Gonsalves só atender a nossa região até no máximo o mês de Novembro do ano que vem.

A possibilidade de perfurar poços de maior vazão na zona urbana e comunidades mais habitadas de nosso município de forma estratégica.

Limpeza e recuperação dos poços, pequenos barreiros que se encontram assoreados e aumentar a parede do açude Pinga dentre outros.


Sabemos que o problema tende a se agravar em virtude da suspensão em breve do abastecimento de água tratada devido o baixo nível de água do Açude Pinga (construído pelo Batalhão de Engenharia e Construção). 

O qual se encontra no volume morto com água de má qualidade (quase só na lama) que mesmo assim agradecemos a Deus por tê-la.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS