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terça-feira, 30 de junho de 2015

Comissão de Infraestrutura vai discutir investimentos no Porto do Açu

Os investimentos em infraestrutura de logística destinados ao Complexo Industrial do Porto do Açu serão tema de audiência pública nesta quarta-feira (1º), a partir das 8h30, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A comissão, que é presidida pelo senador Garibaldi Filho, receberá Eduardo Parente, diretor-presidente da Prumo Logística Global, empresa responsável pelo empreendimento para falar do andamento da obra. 
Os internautas poderão encaminhar perguntas ou emitir opiniões acessando o link http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=4288/ Perguntas também poderão ser enviadas pelo telefone 0800-612211 (Alô Senado). A ligação é grátis. 

O Complexo Industrial do Porto do Açu é um dos maiores investimentos em logística em andamento no Brasil. Com 90 quilômetros quadrados, está localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, estrategicamente próximo à Bacia de Campos, onde quase 80% do petróleo brasileiro é produzido. A audiência pública será interativa. 
Em operação, o porto possui 17 quilômetros de cais e até 23 metros de profundidade, com capacidade para receber até 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte. No local, estão previstas a instalação de indústrias do polo metal mecânico, estaleiros, base para tratamento de petróleo e outras atividades produtivas.
O Porto do Açu também está no eixo de influência da ferrovia Rio de Janeiro-Vitória, que prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões em mais de 572 quilômetros de extensão. Esses investimentos foram recentemente incluídos no Programa de Investimento em Logística 2015-2018, anunciado pelo governo federal.
Por tudo isso, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do requerimento para realização da audiência pública, destacou a importância de se acompanhar a realização da obra.
— Investimentos em infraestrutura são determinantes para o aumento da competitividade da economia. No caso brasileiro, tornam-se ainda mais importantes dados os altos custos atuais para movimentação de cargas, o que pressiona a capacidade exportadora brasileira. Somente com pesados investimentos em infraestrutura será possível reverter esta situação — explicou o senador no texto do requerimento.
 
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