Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Reservatórios estão em estado crítico no RN; níveis são menores desde 2011

Dos onze principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, apenas dois estão hoje com armazenamento superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A quadra chuvosa para o interior do Estado praticamente acabou, e só estão sendo aguardadas precipitações no litoral e agreste. O açude Marechal Dutra (Gargalheiras) - localizado em Acari e que abastece também o município de Currais Novos - está com apenas 8,07% da sua capacidade e deve ter sobrevida, pelo menos, por mais cinco meses – os dois municípios estão em racionamento. As medições foram feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Nos últimos dois anos, o Estado conviveu com a estiagem. Sendo que 2013 foi considerado como o pior ano de seca dos últimos 50 anos. A perspectiva era que após o período de chuva, que acontece no interior do Estado de fevereiro a meados de Maio/Junho, os reservatórios de água, principal fonte para abastecimento humano, tivessem recuperação. Mas, isso não ocorreu (ver infográfico página 2). 

“A situação hoje, está mais crítica do que estava no mesmo período de 2013. Porque a gente teve chuvas até interessantes no Estado, mas ela não conseguiu trazer uma recuperação da reserva hídrica dos açudes no RN”, declara Joana D’arc, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. No ano passado 21 cidades chegaram a colapsar no abastecimento pela falta de água nas reservas.


As precipitações de chuvas não foram suficientes para reabastecer a água perdida nos anos últimos anos de seca. “Depois de um período tão longo de seca, dois anos, onde você teve maior saída tanto pela evaporação, quanto pelas atividades agrículas, e dado o valor armazenado, nos devíamos ter, para recuperação total, uma precipitação em média no Estado, acima de 1 mil milímetros de março até maio. Se tivéssemos isso, a maioria dos municípios teria apresentado uma recuperação plena”, analisa Gilmar Bistrot, meterologista da Emparn. Com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a chuva observada entre janeiro e maio de 2014 em todo o Rn foi de 434,4 mm.

Nas duas principais bacias hidrográficas do RN, localizadas no Oeste e no Seridó, metade dos seus reservatórios está com aporte de capacidade de armazenamento de água em menos de 20% - em estado de emergência. A cenário complicado é perceptível quando comparamos os dados dos reservatórios com o ano de 2011 – fora do período de seca. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou ao seu estado mais crítico no início deste ano,  com o menor índice de sua história: 34%. Atualmente, esta barragem que abastece 15 municípios do Seridó subiu o armazenamento para 42,95%. No entanto, num ano normal, como em 2011, seu aporte foi de 97,55%. A vazão dela de 12 m³/s hoje está em 5 m³/s como ação de  manutenção da água ainda existente. 


Os dois reservatórios que estão com armazenamento superior aos anos passados é Sabugi, em São João do Sabugi, e Tabatinga, em Macaíba. Eles receberam chuvas. O primeiro teve a saída para irrigação suspensa, e ambos tem sobrevida até 2015, segundo Joana. A barragem Passagem dos Traíras, que abastece Jardim do Seridó, com 6% da sua capacidade, tem sobrevida por mais cinco meses. Assim como, Marechal Dutra e Itans. A barragem Boqueirão de Parelhas tem a perspectiva de servir para abastecimento por mais um ano, e  a Santa Cruz do Apodi mais dois anos.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS