O 3º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado está sendo realizado em todo o Brasil, com a participação de conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, articuladores do Selo UNICEF, profissionais que trabalham com participação social em projetos educativos e de formação para a cidadania, além dos próprios adolescentes. A secretária de Assistência Social de Cerro Corá/RN Maria de Fátima Melo e a presidente do conselho Mércia Silva estiveram presentes.
O Ciclo de Capacitação começou em novembro e vai continuar em dezembro. Os principais assuntos que estão sendo tratados nos Ciclos de Capacitação são a participação das comunidades, incluindo os adolescentes, e a importância da educação, do esporte e da cultura como políticas públicas para a qualidade de vida de meninas e meninos.
Nós sabemos que no Brasil existem leis e normas importantes que garantem a proteção da garotada. Por isso, é importante reunir quem trabalha diretamente com a aplicação e garantia desses direitos para melhorar e ampliar cada vez mais essa atenção que é executada nos municípios, com o apoio e orientação do UNICEF. Os facilitadores dos encontros do 3º Ciclo de Capacitação do Selo são especialistas nessas áreas e parceiros do UNICEF, como Juspopuli, Movimento de Organização Comunitária, Instituto Fazer Acontecer e Centro de Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero, do Centro de Estudos Afro-orientais da Universidade Federal da Bahia. Como desenvolver a participação dos adolescentes para que ocupem mais espaços na sociedade e tenham sua cidadania respeitada? Essa é uma preocupação de educadores, conselheiros, trabalhadores sociais e gestores que trabalham diretamente com a atenção a crianças e adolescentes. Para apoiar o trabalho dos municípios na garantia dos direitos dos pequenos brasileiros, o UNICEF está lançando dois novos guias da coleção do Selo 2009/2012. Esses guias vão apoiar o trabalho de agentes e articuladores e melhorar a atenção para a população de até 17 anos, nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e da adolescência. Os dois guias lançados são: "Cidadania dos Adolescentes: Dicas para promover a participação de adolescentes nos municípios do Semiárido" e "Políticas Públicas – Dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido". Você pode baixar as duas publicações na página do UNICEF: www.unicef.org.br. Uma das principais contribuições do UNICEF aos municípios inscritos no Selo é o apoio técnico que oferece para as pessoas que trabalham na atenção e no atendimento a crianças e adolescentes. O objetivo é que essas pessoas estejam cada vez mais qualificadas, tenham suas habilidades desenvolvidas e sejam profissionais preparados e atualizados. Com isso, os programas e serviços desenvolvidos para o público infanto-juvenil e suas famílias podem se ampliar e ficar cada vez melhores. O UNICEF também quer fortalecer a participação dos meninos e meninas, das escolas e das comunidades urbanas e rurais. Com maior participação, fica mais fácil garantir o direito de aprender, de praticar esportes e de participar da cultura. Isso deve ser feito em espaços onde os estudantes sejam respeitados com a diversidade e identidades próprias da nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário