Os problemas na telefonia móvel no RN continuam. São inúmeros os casos de restrição à realização de chamadas, interrupção de linha ou até mesmo cobrança indevida. Mas segundo dados do Procon-RN, o número de reclamações é ínfimo se comparada à quantidade de linhas ativas da operadora em todo o país. "Temos mais de 200 milhões de linhas de telefonia móvel. Cerca de 70 milhões é da administração da TIM", afirma Araken Farias, coordenador geral do Procon. Segundo ele, "apenas" 224 reclamações foram feitas à TIM desde janeiro de 2011.
Uma reunião no dia 1º de novembro deve reunir TIM e Anatel sobre situação Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Para sanar os problemas e procurar soluções, o Movimento Articulado em Defesa do Consumidor (Madecon) agendou uma reunião para o próximo dia 1º de novembro, às 9h, convidando a TIM e a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) para resolver os assuntos que vêm prejudicando empresas e consumidores de uma forma geral. O Movimento é uma organização não-governamental formado por órgãos e entidades sediados no Rio Grande do Norte que, entre suas atribuições, prezam pelos direitos do consumidor, planejando suas atividades em reuniões mensais realizadas na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
"Na ocasião, as empresas de telefonia vão prestar informações tanto à população, quanto ao Madecon, sobre os procedimentos que estão tomando para solucionar os problemas relativos ao sistema de telefonia celular no estado", frisa Araken. A decisão de convidar as duas organizações aconteceu na ultima reunião, dia 11 de outubro. A audiência será aberta ao público, porém não poderá haver participação da população com opiniões ou posicionamentos.
Desde meados de janeiro que a empresa de telefonia celular TIM foi proibida pela Justiça Federal de vender novas linhas no RN. Em fevereiro deste ano, a empresa apresentou ao juiz que determinou a paralisação das vendas um plano de investimentos que contempla recursos da ordem de R$ 30 milhões a serem aplicados no estado em 2011.
Mais usuários
A empresa não reconhece as causas dos problemas, mas ao analisar os números do ano passado é possível ter uma ideia aproximada de que o que ocorreu foi uma elevação da demanda a uma taxa que excedeu à capacidade da empresa de atendimento, após o lançamento da promoção TIM Infinity, a qual o consumidor paga apenas R$ 0,25 por chamada, e o Liberty, plano pós-pago onde o assinante paga um valor mensal e liga para celulares TIM de qualquer parte do país sem a tarifação por minuto.
Nacionalmente, a Tim também passou a liderar os minutos tarifados de longa distância. Segundos dados da Anatel, em junho de 2009 a TIM respondia por pouco mais de 100 milhões de minutos tarifados no tráfego de longa distância nacional. Em junho de 2010 (último número disponível) esse número havia subido para 1,4 bilhão e a empresa havia assumido a liderança.
Mais recente, durante o final da manhã do último dia 7, até o início da tarde, usuários TIM tiveram dificuldades para completar ligações e efetuar outros serviços, além disso algumas funções dos celulares ficaram indisponíveis. De acordo com clientes da operadora, o problema foi percebido por volta das 11h45 e somente após às 13h o serviço foi normalizado. Durante o período em que o serviço de telefonia ficou sem sinal, vários usuários da operadora utilizaram o Twitter para reclamar dos problemas, que os impediam de usar seus celulares.
Uma reunião no dia 1º de novembro deve reunir TIM e Anatel sobre situação Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Para sanar os problemas e procurar soluções, o Movimento Articulado em Defesa do Consumidor (Madecon) agendou uma reunião para o próximo dia 1º de novembro, às 9h, convidando a TIM e a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) para resolver os assuntos que vêm prejudicando empresas e consumidores de uma forma geral. O Movimento é uma organização não-governamental formado por órgãos e entidades sediados no Rio Grande do Norte que, entre suas atribuições, prezam pelos direitos do consumidor, planejando suas atividades em reuniões mensais realizadas na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
"Na ocasião, as empresas de telefonia vão prestar informações tanto à população, quanto ao Madecon, sobre os procedimentos que estão tomando para solucionar os problemas relativos ao sistema de telefonia celular no estado", frisa Araken. A decisão de convidar as duas organizações aconteceu na ultima reunião, dia 11 de outubro. A audiência será aberta ao público, porém não poderá haver participação da população com opiniões ou posicionamentos.
Desde meados de janeiro que a empresa de telefonia celular TIM foi proibida pela Justiça Federal de vender novas linhas no RN. Em fevereiro deste ano, a empresa apresentou ao juiz que determinou a paralisação das vendas um plano de investimentos que contempla recursos da ordem de R$ 30 milhões a serem aplicados no estado em 2011.
Mais usuários
A empresa não reconhece as causas dos problemas, mas ao analisar os números do ano passado é possível ter uma ideia aproximada de que o que ocorreu foi uma elevação da demanda a uma taxa que excedeu à capacidade da empresa de atendimento, após o lançamento da promoção TIM Infinity, a qual o consumidor paga apenas R$ 0,25 por chamada, e o Liberty, plano pós-pago onde o assinante paga um valor mensal e liga para celulares TIM de qualquer parte do país sem a tarifação por minuto.
Nacionalmente, a Tim também passou a liderar os minutos tarifados de longa distância. Segundos dados da Anatel, em junho de 2009 a TIM respondia por pouco mais de 100 milhões de minutos tarifados no tráfego de longa distância nacional. Em junho de 2010 (último número disponível) esse número havia subido para 1,4 bilhão e a empresa havia assumido a liderança.
Mais recente, durante o final da manhã do último dia 7, até o início da tarde, usuários TIM tiveram dificuldades para completar ligações e efetuar outros serviços, além disso algumas funções dos celulares ficaram indisponíveis. De acordo com clientes da operadora, o problema foi percebido por volta das 11h45 e somente após às 13h o serviço foi normalizado. Durante o período em que o serviço de telefonia ficou sem sinal, vários usuários da operadora utilizaram o Twitter para reclamar dos problemas, que os impediam de usar seus celulares.
DN.
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