Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

terça-feira, 5 de julho de 2011

Estudantes do RN receberão capacitação no Metrópole Digital

O projeto Metrópole Digital (MD), uma parceria do governo federal com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte voltada para a capacitação de estudantes na área da Tecnologia da Informação, terá programação especial no mês de julho. A primeira Conferência será realizada nos dias 17 e 18 e a formatura da turma inicial no dia 22. Os eventos ocorrem no Centro de Convenções, Via Costeira.

Na programação constam palestras, mesas redondas, tutoriais, além de experiências em debate. A primeira turma do projeto foi iniciada em março de 2010 com 1.195 alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Natal.

A Comissão Organizadora da Conferência é formada também pelo departamento de Psicologia da UFRN, com professores doutores Izabel Hazin, Neuciane Gomes, Denise Rego e Jorge Falcão, além de comissão científica chefiada pelos professores Pablo Alsina e Samuel Xavier de Souza.

Histórico

Metrópole Digital é um projeto da UFRN em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Pojetos (FINEP), cujo objetivo é transformar a cidade de Natal num pólo de formação, estudos e atividades em tecnologias da informação e comunicação disponibilizando mão-de-obra para o mercado nacional e internacional.

O MD tem como missão o desenvolvimento de "Pesquisa e Inovação em TIC" e a "Integração com indústria (incubação de empresas e parque tecnológico)". No primeiro ano os jovens atuaram em um curso totalmente elaborado por professores da UFRN com carga horária de 952 horas. A grade curricular exigia programação, inglês técnico e cidadania.

Após passarem por um exame de seleção, os alunos enfrentaram 15 meses de curso, com monitores da UFRN tudo com auxílio de bolsa de R$ 161,00. Neste período os estudantes aprenderam em aulas à distância e presenciais a criar softwares (programas) e hardwares (partes físicas do computador) para abastecer o mercado local, carente deste tipo de serviço.

A ideia do MD é formar um grande número de programadores de nível médio nos próximos anos, inserir os jovens no mercado de trabalho e consolidar o pólo local. A data de realização da seleção para a segunda turma do Metrópole será no dia 25 de setembro.

A ordem de serviço para as construções do recém criado Instituto Metrópole Digita, que engloba o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI) e o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) foram assinadas em dezembro/2010 e janeiro/2011 respectivamente.

Foram mais de R$ 12 milhões investidos pelo governo federal para a edificação do espaço dentro do Campus,onde funcionarão os centros. No dia 16 de junho foram indicados os nomes do Prof. Ivonildo Rego e Adrião Dória Neto para a direção e vice-direção e do Instituto Metrópole Digital.


Programação no site
http://www.metropoledigital.ufrn.br/conferencia/
No minuto

lsN_0a on Make A Gif, Animated Gifs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS