Por Fernanda Zauli, da redação do Diário de Natal
“O clima foi de tranquilidade e segurança durante todo o dia”. Foi assim que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Vivaldo Pinheiro, definiu o dia de votação do segundo turno no Rio Grande do Norte. Foram registradas apenas 18 ocorrências policiais de crimes eleitorais e 86 ocorrências com urnas, sendo que em 24 delas houve a necessidade de substituição de urnas eletrônicas. Não foi registrada nenhuma votação manual.
De acordo com o corregedor regional eleitoral, Desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, o número de ocorrências policiais retrata a tranquilidade das eleições. “É um número relativamente baixo e a maioria das prisões foi por desrespeito à Lei Seca. Mas de modo geral o pleito foi bastante tranquilo”, disse.
Segundo o relatório da Corregedoria Regional Eleitoral, no município de João Câmara (10ª Zona Eleitoral), dez pessoas foram presas pelo uso de bebidas alcoólicas. Uma ocorrência, sem prisão, foi registrada na 16ª Zona Eleitoral de Santa Cruz, por motivo de embriaguez e perturbação da ordem no interior da seção eleitoral. Em Serra Negra do Norte, 26ª Zona Eleitoral, foi registrada a ausência de 06 mesários. Na 42ª Zona Eleitoral houve a ocorrência de 01 crime de desobediência.
No município de São Miguel um veículo particular foi apreendido pela juíza eleitoral por transporte irregular de eleitores. Uma pessoa foi presa no município de Upanema por crime de desobediência à portaria 151 que regulamenta a proibição de venda e uso de bebida alcoólica, no dia da eleição. A Zona Eleitoral de Santa Cruz também registrou prisão por venda de bebidas alcoólicas, próximo ao local de votação.
Em relação às urnas eletrônicas foram registradas 86 ocorrências. Destas, 59 foram ocorrências simples, três se referem à troca de bateria e 24 foram urnas que precisaram ser trocadas. Para o presidente do TRE, Desembargador Vivaldo Pinheiro, essa foi uma das eleições mais tranquilas do Rio Grande do Norte. Durante a sessão de encerramento do trabalho de votação na sede do TRE, ele agradeceu o empenho das polícias federal, militar e civil, além do corpo de bombeiros, o corpo técnico do TRE e o trabalho dos mesários. “O sucesso da eleição se deve ao empenho de todos. A votação transcorreu normalmente em todas as cidades do Estado, sem filas e sem grandes problemas. Eu estou muito satisfeito com o sucesso dessa eleição”, disse.
A primeira urna apurada no Rio Grande do Norte foi do município de Almino Afonso, às 17h09. A previsão era de que até às 21h todas as urnas fossem apuradas.
Números do segundo turno
18 ocorrências policiais relacionados a crimes eleitorais com 2 prisões
69 zonas
1.570 locais de votação
6.899 seções
6.899 urnas
2.246.691 eleitores aptos a votar
Nenhum comentário:
Postar um comentário