Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

domingo, 26 de setembro de 2010

Saibam quais as propostas dos principais candidatos ao governo para agricultura.


Carlos Eduardo (PDT) - Nós não queremos “apenas” produzir mais empregos e alimentos. Queremos mais empregos formais e qualificados, e alimentos saudáveis e diversificados. Queremos gerar renda em todas as regiões do estado de maneira sustentável e com inclusão social. Por isso, nosso Programa de Governo volta os olhos para o campo – onde vivem quase um milhão de potiguares – e propõe políticas públicas focadas no incentivo à agricultura familiar e economia solidária, na formação dos arranjos produtivos (para que os alimentos sejam exportados com maior valor agregado), no uso de energia limpa, na produção de alimentos orgânicos, na preservação ambiental e na cidadania no campo. Nós vamos pavimentar as estradas entre os distritos, facilitando a integração do interior; universalizar o acesso à água de qualidade; fortalecer a política de créditos; ampliar a compra institucional de leite e outros alimentos; estruturar os espaços de comercialização direta, de armazenamento e transporte; e incentivar a regularização fundiária. Afastaremos a ingerência política da Emater, Emparn e Idema e levaremos a assistência técnica e a pesquisa para o campo. Essas ações estarão integradas à construção da rede estadual de ensino profissionalizante e inovação tecnológica, construída de acordo com as vocações de cada território, e à melhoria dos serviços de saúde na área rural. Paralelamente a isso, vamos garantir o porto de Porto do Mangue, o aeroporto de cargas e a ferrovia que nos conectará à Transnordestina, para que o Rio Grande do Norte fique inserido na logística econômica do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Rosalba Ciarlini (DEM) - O nosso governo, com Programa Terra Viva, vai agir em três frentes prioritárias de apoio ao setor rural. A primeira, referente a extensão rural, com o fortalecimento da Emater para que passe a exercer efetivamente a sua missão de estender ao homem do campo conhecimentos e habilidades inovadores para a atividade agropecuária, para melhorar a produtividade e a renda, principalmente do agricultor familiar.Para isso, vamos também propor parcerias com a UFRN, UFERSA e UERN objetivando criar os cursos profissionalizantes de carga horária reduzida para os alunos do ensino médio da rede estadual. A segunda frente terá o foco na ampliação dos meios de escoamento e comercialização da produção, com a instalação de novos centros de comercialização da produção familiar, em todas as regiões, garantia de compra direta da produção local para atender as redes públicas de hospitais, de escolas e da rede de restaurantes populares, estimulando as prefeituras a adotarem a mesma política. A terceira frente se voltará para a melhoria da infra-estrutura rural, com a manutenção das estradas vicinais, a implantação de sistemas de adutoras de pequeno porte para atender pequenas comunidades rurais, o incentivo ao uso de sistemas de energia alternativa, principalmente a solar, que permite a gerar força para bombeamento d’água em pequenos sistemas de irrigação. E direcionar a atuação da Agência de Fomento (AGN) também para atender as necessidades de crédito do micro e pequeno produtor rural.

Iberê Ferreira (PSB) - Temos definidos com muita nitidez os grandes eixos das nossas metas na área da agricultura: 1) Promover o desenvolvimento sustentável da agricultura; da pecuária e da pesca como estratégia de estímulo à produção e comercialização da produção agrícola; 2) ampliação da assistência técnica e extensão, com foco para o incentivo a ações de formação e fortalecimento do campo; e 3) apoio à agroindústria para agregação de valor à produção. Temos um compromisso com a universalização da energia elétrica em todas as propriedades, assentamentos, distritos e vilas rurais do Rio Grande do Norte, fortalecendo a parceria com o Governo Federal no programa ‘Luz para Todos', possibilitando o fomento às formas de utilização da energia rural na irrigação, o que deve chegar a 30 mil agricultores nas diversas regiões do Estado com o financiamento de medidores. Vamos promover a criação e fortalecimento de um programa de biocombustíveis, com o desenvolvimento de ampliação das ações de incentivo à produção de oleaginosas destinadas à bioenergia. Com isso, promoveremos não só a inserção produtiva da agricultura familiar, como também o funcionamento do pólo produtor de biodiesel no Estado. Nosso programa de casas vai beneficiar diretamente às famílias de pequenos agricultores. Nossa meta é construir 50 mil casas nos próximos quatro anos e parte significante dessas será destinada para famílias que vivem na zona rural do Estado. Outra preocupação nossa é melhorar e amplia as estradas em áreas produtivas. Estamos concluindo a Estrada do Melão (no Oeste), vamos construir a Estrada da Farinha (Agreste) e estamos implantando a Estrada da Produção (no Seridó). Obras que vão ajudar a escoar a produção em várias regiões do Estado. Nossas propostas no campo social estão centradas no incentivo e fortalecimento da agricultura familiar, disponibilizando infraestrutura e energia; incentivo permanente a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica; qualificação assistência técnica e extensão rural e fortalecimento e ampliação do Compra Direta, criando um circuito estadual e permanente de eventos e feiras que incrementem o agronegócio. Vamos reestruturar a Ceasa criando entrepostos próximos das regiões e dos centros produtores.
Por Marília Rocha/no minuto/DJ Aildo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS