Pesquisar este blog

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.

A PARTIR DE AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO AQUI NO SITE DJ AILDO CLIC E SERÁ DIRECIONADO.
NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

confira as propostas dos governadoráveis para a educação do RN


Ao lado de saúde e segurança pública, a educação é sem sombra de dúvida reconhecida como uma das áreas prioritárias dos candidatos que postulam uma vaga em ano eleitoral. Discursos elaborados e promessas com o objetivo de melhorar a educação do Rio Grande do Norte nunca faltaram aos políticos potiguares, entretanto embora a educação do Rio Grande do Norte tenha avançado em alguns pontos - conforme opinião de pessoas envolvidas na área - ainda há muito que ser feito.

O Diário de Natal recebeu as propostas dos três principais candidatos ao governo do estado - Iberê Ferreira de Souza (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM) e Carlos Eduardo Alves (PDT). Além das opiniões dos candidatos, a reportagem ouviu também a educadora Cláudia Santa Rosa e a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso, sobre os principais problemas enfrentados na rede estadual de ensino e quais as sugestões de melhorias para os próximos quatro anos.

As propostas dos postulantes ao governo:

Iberê (PSB)

A educação é um desafio. Pretendo expandir a matrícula no ensino médio, universalizar o acesso a cursos técnicos (já estão sendo licitados 10 centros estaduais de educação profissional), e abrir cursos integrados. Se chegamos no Governo Lula a 12 unidades de Institutos Federais podemos reforçar essa qualidade implantando o ensino profissional estadual nos municípios com mais de 10 mil habitantes. Vamos preparar o jovem, inclusive da inclusão digital. O desafio é capacitá-lo a ter empregabilidade em função das tendências de cada mercado regional. No Brasil, a educação básica e de segundo grau não vivem a sua melhor fase. Temos como referência a qualidade do ensino dos Institutos Federais com nível de excelência na educação técnica e, agora, de nível superior. Precisamos de um diagnóstico profundo e técnico da educação. No RN garantimos as conquistas profissionais da categoria e começamos a executar um programa de reforma e ampliação na primeira etapa está reformando 43 escolas e ampliando 56, e será mantido ao longo do próximo governo. A UERN quase dobrou o número de alunos em oito anos e está presente em todas as regiões.

Carlos (PDT)

Os números do Enem divulgados na última terça-feira mostram que temos à frente o grande desafio de qualificar o Ensino Médio, e, mais do que isso, articulá-lo com um projeto de desenvolvimento econômico e social para o RN. No nosso Programa de Governo, a Educação assume papel estratégico na diminuição das desigualdades sociais e regionais através do fortalecimento do Ensino Médio, construção de uma rede estadual de Ensino Profissionalizante, investimento na Uern, inclusão educacional e valorização dos profissionais do magistério. Nós universalizaremos o acesso dos jovens de 15 a 17 anos à educação; construiremos escolas em municípios com até 10 mil habitantes; e equiparemos todas as escolas do estado com laboratórios de informáticas e bibliotecas. Construiremos dez Centros Estaduais de Formação Profissional, respeitando as potencialidades de cada território, e reestruturaremos a carreira dos profissionais do magistério, além de garantir-lhes a formação continuada, a exemplo do que fiz na prefeitura de Natal. Educação de qualidade não se faz com palavras vagas, mas com planejamento, investimento pesado e participação popular.

Rosalba (DEM)

Convocar um Pacto Estadual pela Melhoria da Educação. Eis a diretriz do programa de Governo. É preciso que a comunidade escolar defina as metas que nortearão a Educação do RN melhorando os índices estaduais que hoje são os piores do país. O RN está na lanterninha nos índices do IDEB e do ENEM. Isto é vergonhoso. Vamos estabelecer um modelo de co-responsabilidade e promover mutirões para recuperação das escolas. Haverá um programa permanente de qualificação de professores e estes terão notebooks disponibilizados como instrumento de trabalho. A Profissionalização do Ensino Médio será prioridade, com implantação de 10 escolas-pólo, equipadas e dotadas de equipes docentes qualificadas para esse fim, de acordo com as vocações regionais. Estabelecer convênios com o Sistema S para oferecer ensino profissionalizante no contraturno, parcerias com a iniciativa privada para adoção das escolas, de modo a garantir a atualização do ensino e programas de estágio. Implantar o Programa Nota Boa - com a concessão de uma bolsa-prêmio vinculada ao aproveitamento escolar. E pra fazer acontecer vamos implantar o projeto Escola Premiada.

Por Erta Souza

Um comentário:

Vava disse...

Parabens Aildo! Este espaço é importantíssimo para os leitores e internaltas Cerro Coraenses.
Só uma pergunta, quando é mesmo os festejos de Vaquejada da cidade!?

Wagner Silva
Natal/RN/Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

BLOG DJ AILDO

VISITAS FEITAS