Pela primeira vez em um pleito, os candidatos ao Executivo foram obrigados a entregar, junto com o pedido de registro, seus projetos de Governo. Nas documentações entregues ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, os candidatos a governador não trouxeram surpresas e se detiveram a apresentar um plano ações genéricas, sem detalhar o instrumento que usariam para concretizar o projeto, caso sejam eleitos. Leia, abaixo, um resumo dos programas registrados.
Iberê Ferreira
No caso do governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, o programa de governo tem 44 páginas. As “diretrizes” citadas pelo candidato à reeleição estão inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população, interiorizar o desenvolvimento sustentável, “dotar o Rio Grande do Norte de uma infraestrutura universalizada e moderna”, e atendimento às demandas da população com “responsabilidade financeira e equilíbrio fiscal”.
Na educação, o candidato planeja aumentar a oferta de vagas e melhorar a qualidade do ensino fundamental. Outra meta incluída é “erradicar o analfabetismo no Estado até 2014”. Na saúde, o projeto é “modernizar a gestão pública e realizar concurso público. Na área da segurança, uma dos planos é a criação do Sistema Unificado de Segurança Pública.
Na infraestrutura, um dos projetos apresentados pelo atual governador é a implantação do terminal de passageiros e o aumento do calado do Porto de Natal.
Rosalba Ciarline
A senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo pelo DEM, apresentou um plano de governo com 18 páginas, dividido em Agendas: da Cidadania Potiguar, da Economia Potiguar, Natal 2014, da Cidade e da Integração Territorial e da Gestão para Resultados. Na educação, a candidata do DEM propõe um “pacto pela educação, conclamando professores, alunos e famílias” para melhorar a qualidade do ensino. A proposta de Rosalba Ciarlini é criar um Sistema Estadual de Ensino, com um quadro permanente de servidores na área de planejamento. A candidata propõe para saúde estruturar a rede, com a interiorização da atenção básica de saúde. Outra proposta é o Pacto Estadual para Combate à Pobreza e criar um Grupo Estadual de Vigilância da Exclusão. Na Segurança, a proposta de Rosalba Ciarlini é implantar o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Nas questões da Copa 2014, a senadora pouco detalha e se restringe a prometer: “Conferir prioridade máxima para as ações compromissadas pelo Estado no sentido de cumprir os prazos fixados para Natal sediar o evento esportivo, reforçando as ações de infra-estrutura”.
Carlos Eduardo
O plano de governo apresentado pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, candidato a governador pelo PDT, é focado no “desenvolvimento sustentável com inclusão social pela renda”. O candidato propõe dois eixos de ação: desenvolvimento econômico e desenvolvimento social e humano.
No plano econômico, propõe “dinamização da capacidade de geração de bens e serviços”. O ex-prefeito avalia que a política de renúncia fiscal já se esgotou e deve ser usada de forma compatível com a capacidade financeira do Estado.
O candidato pedetista promete estimular os novos segmentos da economia como informática, os call centers, prestação de serviços contábeis e administrativos online e serviços superiores de saúde e educação. O plano de Carlos Eduardo é que as bases do desenvolvimento econômico garantam a qualidade de vida com acesso da população à infraestrutura e serviços básicos.
Sobre a Copa 2014, o candidato propõe que as obras devem abranger toda região metropolitana, evitando a concentração em poucos municípios.
Candidatos iniciam campanha nas ruas
Os principais candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte começam hoje as mobilizações políticas. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSB) optaram por uma programação logo cedo. A parlamentar do DEM estará às 5h visitando a Ceasa. Já o pedetista às 8h estará na feira do Alecrim. O governador Iberê Ferreira (PSB) iniciará a mobilização pelo Alto Oeste. Às 10h, ele estará em Pau dos Ferros.
Em comum entre o candidato do PSB e Carlos Eduardo é o fato de que ambos estarão na tarde de hoje na cidade de Currais Novos, onde acontece a tradicional vaquejada.
A senadora Rosalba Ciarlini fará uma mobilização às 5h na Ceasa. Acompanhada do vice, Robinson Faria (PMN) e dos candidatos ao Senado, José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), além dos candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, a candidata irá em busca dos comerciantes e consumidores.
Ainda na parte da manhã, Rosalba Ciarlini participará de uma reunião com a equipe de governo e receberá lideranças políticas de diversos municípios. Nessa tarde, ela estará em alguns arraiás de diversos bairros da capital.
No primeiro final de semana de campanha, o governador Iberê Ferreira começará a mobilização pela cidade de Pau dos Ferros. Acompanhado da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, Iberê estará às 10h reunido com lideranças do Alto Oeste.
No encontro, será lançado o programa “Avança Oeste”, que reúne ações em prol do desenvolvimento da região Oeste Potiguar. Também no sábado, às 16h, os integrantes da chapa “Vitória do Povo” estarão na vaquejada de Currais Novos.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo escolheu o seu principal colégio eleitoral, a própria capital, para deflagrar as mobilizações. Acompanhado de lideranças da coligação “Coragem pra mudar”, o pedetista estará às 8h na feira do Alecrim. De acordo com o coordenador da campanha de Carlos Eduardo em Natal, o vereador Raniere Barbosa (PRB), há uma explicação sobre o local do início da campanha de Carlos Eduardo. “A revitalização da feira do Alecrim representou uma das grandes ações da gestão de Carlos Eduardo na Prefeitura do Natal, sendo a primeira de outras feiras livres que foram urbanizadas e padronizadas”, lembra Raniere. Ainda no sábado, Carlos Eduardo irá a Currais Novos e Caicó.
Tribuna do Norte/DJ Aildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário