As eleições 2010 serão realizadas no dia 3 de outubro, portanto, daqui a mais de quatro meses. Porém até lá, há um calendário eleitoral a ser rigorosamente seguido, tanto por candidatos, partidos e coligações, quanto pelos eleitores. Algumas datas importantes já se passaram como, por exemplo, a estipulada para tirar o título de eleitor ou transferir o documento para outra cidade. Outras igualmente relevantes estão por vir.
Estamos a menos de 20 dias para o início do período das convenções, que de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem início em 10 de junho e término em 30 do mesmo mês. As convenções partidárias têm o objetivo de deliberar sobre coligações e escolha de candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital.
O Nominuto.com elaborou, com a colaboração do secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) Alexandre Albuquerque, um resumo do calendário eleitoral para os próximos dois meses e meio, destacando as principais datas e prazos.
As informações presentes no infográfico abaixo estão de acordo com a Lei 9.504 (lei das eleições), com a resolução 23.223/ 2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com as informações repassadas pela Secretaria Judiciária do TRE-RN.
Após as convenções, outra data com vários prazos importantes é 5 de julho. Nesta data, por exemplo, os tribunais de contas devem encaminhar lista com nomes de pessoas que tenham tido as contas rejeitadas por irregularidade.
“Também a partir dessa data todos os processos eleitorais terão prioridade sobre qualquer outro, em todas as instâncias, com exceção de habeas corpus e mandado de segurança”, detalhou Alexandre Albuquerque.
Realização das convenções
No Rio Grande do Norte, algumas legendas possuem a data da convenção agendada, outras ainda protelam a definição na esperança de conseguir ampliar o arco de alianças e apoios.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) escolheu o dia19 de junho para realizar sua convenção. Segundo o secretário geral do partido, José Maria Melo, os “bacurais” vão se reunir no Palácio dos Esportes, em Petrópolis, provavelmente pela manhã.
Os correligionários peemedebistas devem definir as candidaturas à reeleição do senador Garibaldi Alves Filho e do deputado federal Henrique Eduardo Alves, assim como dos quatro atuais deputados estaduais. Outros políticos devem compor a nominata.
O Democratas (DEM) também reservou o Palácio dos Esportes. Os correligionários vão homologar, no dia26 de junho, o nome da senadora Rosalba Ciarlini para o governo do Estado e dizer “sim” para a candidatura à reeleição do senador José Agripino Maia.
Segundo a tesoureira da legenda e secretária geral em substituição, Fátima Lapenda, a programação será das 8h às 13h. “Em um primeiro momento haverá a parte cartorial, em que os delegados devem assinar a ata com o que ficar definido. A segunda parte, depois das 11h, será festiva, com direito aos discursos”, contou.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também deve realizar a sua convenção no dia 26 de junho, uma vez que o presidente do partido, deputado federal Rogério Marinho, declarou que os tucanos têm interesse em realizar a convenção na mesma data do DEM. “Queremos que a coligação realize as convenções no mesmo dia. Vamos definir o apoio a Rosalba e minha candidatura à reeleição”, destacou.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda não definiu data para a realização da convenção, mas é provável que aconteça no último domingo (27) de junho. Por meio de sua assessoria, a ex-governadora Wilma de Faria disse que a data será definida pela coordenação da campanha, na pessoa do governador Iberê Ferreira de Souza.
A grande incógnita da convenção peessebista é o nome para formar chapa com Iberê Ferreira para disputar o governo do Estado. Já a escolha de Wilma de Faria é certa para o Senado Federal.
O Partido dos Trabalhadores também não definiu a data. Os militantes da legenda querem que a convenção petista seja articulada juntamente com a do PSB e demais partidos aliados. Nesta próxima semana, reuniões devem definir a data. “Esperamos entrar junho com essa data definida”, contou o presidente da legenda Eraldo Paiva.
“Para nós essa data é uma mera formalidade. Já definimos nosso rumo no encontro da legenda que aconteceu em abril”, frisou o deputado estadual Fernando Mineiro, emendando que é preciso concentrar a agenda dos partidos aliados.
O Partido da República (PR) é mais um que vai deixar a definição para os últimos dias. O presidente dos republicanos, deputado federal João Maia, explicou, por meio de sua assessoria, que o PR teve que adiar alguns encontros regionais, por isso, a convenção vai ficar para o final do mês.
O próximo encontro regional da legenda será no dia 12 de junho, em Touros. Na passagem pelo interior, os militantes estão mantendo contato com João Maia, que deve ser aclamado candidato à reeleição.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vai definir a data da convenção, provavelmente, até esta terça-feira (25). “Vamos acertar na próxima semana. Até terça vamos nos reunir com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nossa coligação ainda está aberta a outros partidos”, explicou o presidente da legenda, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.
O pedetista esclareceu que o Partido Republicano Brasileiro (PRB) ainda não compõe a coligação. “Com o PRB estamos apenas no diálogo”, declarou Carlos Eduardo, que deve ser escolhido candidato ao governo do Estado. Já o publicitário Sávio Hackradt deve ser confirmado candidato ao Senado Federal pelo PCdoB.
O presidente dos comunistas, Antenor Roberto defende que as convenções das legendas aliadas aconteçam no mesmo dia. “O nosso interesse é levar o mais adiante possível. Como forma de descentralizar, antes queremos fazer pré-convenções em 20 municípios”, disse Antenor.
Tanto o presidente quanto o vereador comunista George Câmara (PCdoB-Natal) esperam poder lançar uma nominata para deputado estadual só com nomes do PCdoB. Já para deputado federal, a expectativa é de poder unir forças com legendas como o PDT.
no minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário