O esforço da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) venha ao Rio Grande do Norte ainda na condição de pré-candidata ao Palácio do Planalto. No entanto, a petista está tendo dificuldade de encontrar espaço em sua agenda para visitar os potiguares.
Questionada se Dilma viria ao Estado antes do dia 13 de junho, data da convenção do PT nacional, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), por telefone de Brasília, limitou-se apenas a dizer que “todo esforço está sendo feito para que Dilma vá ao RN”, mas “não posso garantir a ida dela antes do dia 13”.
A deputada federal contou que a agenda da presidenciável “está muito demandada” e que, ainda esta semana, o coordenador da agenda de Dilma vai dar uma resposta sobre a vinda ou não da pré-candidata. “Nossa expectativa é de que ela possa ir ao RN ainda como pré-candidata”, confiou Fátima.
Caso venha, a pré-candidata do presidente Lula pretende cumprir no estado uma “agenda popular”. A proposta de agenda sugere encontro de Dilma com representantes do segmento empresarial e social, a realização de uma coletiva à imprensa, além de visitas às obras e ações do governo do presidente Lula no estado.
Para contribuir com a formação da agenda, representantes de oito partidos que compõem a base aliada do governo do presidente Lula no RN – PT, PSB, PMDB, PDT, PC do B, PR, PHS e PRB – se reuniram no dia 3 de maio, uma segunda-feira.
Dilma em dois palanques?
A base do presidente Lula no Estado está dividida entre duas pré-candidaturas ao governo, do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
Porém, apesar de existir dois palanques, para a ex-governadora e pré-candidata ao Senado Federal, Wilma de Faria, o palanque de Dilma no RN é apenas um, o do PT/PSB. Pelo menos foi o que declarou a peessebista durante entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta segunda-feira (24).
Sobre as declarações de Wilma, o pedetista Carlos Eduardo disparou: “Wilma não é a porta-voz de Dilma”. Para o ex-prefeito de Natal, o palanque da petista “é dos dois pré-candidatos da base aliada". "Isso foi dito a mim em Brasília”, reagiu.
Quatro presidenciáveis passaram pelo RN
Há 18 dias da convenção do PT, que deve homologar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, ainda não há uma definição da data em que a petista virá ao estado. Aliás, não há nem mesmo a definição da vinda da pré-candidata.
Enquanto isso, quatro presidenciáveis passaram pelo Rio Grande do Norte com interesses, inclusive, de retornar. Desbravando a rota, primeiro veio o pré-candidato pelo PSDB, José Serra (no dia 22 de abril). Depois, foi a vez do pré-candidato do PTdoB, Mário de Oliveira Silva, vir a Natal (no dia 6 de maio).
Em seguida, a verde Marina Silva (PV), chegou com o discurso da sustentabilidade (nos dias 11 e 12 de maio) e, por fim, Oscar Silva (PHS) também passou pelas terras potiguares (nos dias 21 e 22 de maio).
Tulio Duarte/no minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário