Cidade do Cabo/África do Sul (GP) - O sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul entre os dias 11 de junho e 11 de julho, acontecerá hoje, a partir das 14 horas (no RN). O evento, que terá transmissão ao vivo pela televisão e pela Internet para mais de 200 países, se tornou uma das principais atrações do calendário internacional do futebol. “O sorteio da fase final da Copa do Mundo tem se convertido em um espetáculo de primeira grandeza, entusiasmando milhões de torcedores em todo o mundo. Fico muito feliz de integrar essa festa”, disse Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa e responsável por comandar o sorteio desta sexta-feira. Participarão do evento grandes nomes do futebol mundial, como Pelé, o ex-jogador francês Michel Platini, atual presidente da Uefa, e várias estrelas internacionais. A parte artística da festa contará com o tenor Gospel Choir, ganhador do Grammy, a cantora Angélique Kidjo, do Benin, além de Johnny Clegg, um dos principais músicos da África do Sul. O país anfitrião considera o sorteio dos grupos do Mundial como o grande pontapé para o torneio.
“Tivemos a Copa das Confederações, que mostrou a capacidade da África do Sul de organizar eventos. Mas posso dizer que o sorteio desta sexta-feira será mesmo o pontapé inicial para a Copa do Mundo. Trabalhamos muito nos últimos anos para produzir um evento de primeira linha e estamos na torcida para que tudo aconteça dentro do esperado”, disse Danny Jordaan, executivo-chefe do comitê organizador local.
A África do Sul deverá ser confirmada como a integrante do Grupo 1. Os demais cabeças-de-chave serão Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda e Espanha. Surpreendentemente a França ficou de fora desta relação.
Outros três potes irão conter os nomes de oito seleções. Todas as seleções europeias que não foram cabeças-de-chave farão parte de um dos potes. Nele estarão os nomes de: França, Portugal, Eslovênia, Suíça, Grécia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia.
Em outro pote estarão os nomes das seleções africanas Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria e Argélia, além das sul-americanas Uruguai, Chile e Paraguai. Este sorteio será dirigido, a fim de que a África do Sul não caia em um grupo com outro time africano, enquanto uruguaios, chilenos e paraguaios não poderão cair nas chaves de Brasil e Argentina.
Por fim o último pote, com os nomes das seleções asiáticas: Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão e Austrália; das seleções da Concacaf: México, Estados Unidos e Honduras; além da Nova Zelândia, representante da Oceania. Neste cenário, a Seleção Brasileira, se tiver sorte, poderá cair em um grupo com Eslovênia, Argélia e Honduras. Mas também, em caso de azar, pode ser “premiada” com um verdadeiro grupo da morte, com Portugal, México e Nigéria.
Sorte
A Seleção Brasileira não costuma ter azar nos sorteios dos grupos para a Copa do Mundo. Na edição passada, o time canarinho enfrentou equipes consideradas fracas, como Croácia, Austrália e Japão, na época dirigido pelo brasileiro Zico. Também foi assim em 2002, quando o time de Luiz Felipe Scolari estreou contra a Turquia, passando depois por China e Costa Rica. Na ocasião os turcos surpreenderam, chegando ao terceiro lugar da Copa do Mundo.
As facilidades encontradas pelo Brasil se tornam maiores se comparadas ao azar da Argentina, por exemplo. Os Hermanos nas duas últimas edições sofreram muito em suas chaves. Em 2002, num grupo que tinha Nigéria, Inglaterra e Suíça, os argentinos não passaram da primeira fase. Já em 2006 eles integraram um grupo com Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, dessa vez se classificando sem maiores sustos.
O técnico Dunga, o auxiliar Jorginho e o administrador Américo Faria estão na Cidade do Cabo, para assistir ao sorteio. Voltam no domingo ao Brasil. Enquanto isso, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também está na África do Sul, pois é membro do Comitê Executivo da Fifa e tem participado das reuniões da entidade.
Especialistas temem Brasil incluso no grupo da morte
Considerado um pé-quente pela torcida brasileira, Pelé tem o nome confirmado para a cerimônia que vai definir a formação dos grupos para disputa do Mundial da África. Enquanto as bolas estão dentro do pote, os especialistas nacionais passaram os últimos dias realizando previsões sobre o tipo de adversários que a Seleção Brasileira poderia ter na primeira fase. O pior dos cenários pintados para o time comandado por Dunga seria participar de um grupo junto com a França ou Portugal, mais México e Camarões, naquele que teria a alcunha de “grupo da morte”.
A sorte do Brasil e das demais seleções no caminho rumo ao título mundial começará a ser traçada hoje. A torcida é que o início dessa trajetória seja considerada tranquila, mas se ocorrer o pior, o técnico da Dunga, garante que o grupo estará preparado. França e Portugal estão no mesmo pote e, desde já, despontam como favoritas a compor os tradicionais “grupos da morte", jargão utilizado para definir as chaves que teoricamente reúnem alguns dos países mais fortes do torneio. Se do lado de cá a torcida é para que isso não ocorra de forma tão precoce, no lado deles também não é diferente, ambos desejam se livrar do que os europeus costumam taxar de mau agouro, que é bater de frente com selecionado brasileiro logo na primeira fase.
Pela ordenação do sorteio, nesta primeira fase os selecionados da América do Sul não podem ficar na mesma chave de Brasil ou Argentina. Por isso, os mais pessimistas acreditam ser grande a possibilidade dos franceses — tidos como carrasco do Brasil em disputa de Mundiais — ter de realizar um tira-teimas contra a equipe canarinho, ou quem sabe antecipar o confronto entre Kaká e Cristiano Ronaldo — os dois maiores astros do futebol mundial — logo para o início da competição na África do Sul. Portugal, quinto colocado no ranking de seleções, liderado pelos espanhóis, também viria reforçado por Deco e Liedson que assumiram a cidadania lusitana por falta de espaço na equipe nacional.
Para completar o cenário complicado, a chave do Brasil poderia ter presença de Costa do Marfim (16º no ranking) e Estados Unidos (14º no ranking), que possivelmente seriam adversários duros na luta para chegar às oitavas de final do Mundial.
Naquela que poderia ser considerada a melhor das hipóteses para o sorteio de hoje, o Brasil poderia ter uma chave apontada como mais “ligth”, ainda tomando como base as posições dos selecionados no ranking Fifa. Isso vai ocorrer se Coreia do Norte (84ª), Eslováquia (34ª) e Gana (37ª) saiam como os primeiros adversários brasileiros na primeira fase do Mundial.
O regulamento da Fifa estabelece que o sorteio terá a África do Sul como A1 [cabeça de chave do grupo A]. Os outros cabeças serão sorteados entre os grupos B e H.
Nenhum comentário:
Postar um comentário