A pesquisa do Ibope divulgada ontem (22) mostrou crescimento do possível candidato do PSB à presidência da República, deputado federal Ciro Gomes, enquanto os outros pré-candidatos, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), perdem pontos.
Serra lidera com 35%, seguido de Ciro (17%), Dilma (15%) e a senadora Marina Silva, do PV (8%). Os votos em branco e nulos somaram 14%, e 10% não responderam ou não sabem em quem votariam.
Em junho, Serra tinha 39% e Dilma Rousseff, 18% na pesquisa do mesmo instituto.
Quando Serra foi torcado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), também pré-candidato, Ciro Gomes chega a liderar com 28%. Neste cenário, os votos em branco e nulos somam 19%.
Em todos os cenários, o deputado Ciro Gomes aparece em empate técnico ou à frente da ministra.
A mais de um ano das eleições, as intenções de voto medidas pelas pesquisas são voláteis. O crescimento de Ciro Gomes, de acordo com Amauri Teixeira, responsável pela análise do resultado, pode ser reflexo da propaganda eleitoral do PSB.
Quando a vereadora Heloisa Helena do (PSOL) entra no cenário, Ciro Gomes fica com o menor índice (14%) e empata com Dilma Rousseff. Heloisa Helena obteve 8% das intenções de voto e Marina Silva, 6%.
A pesquisa indica ainda que todos os pré-candidatos têm alto índice de rejeição: 40% disseram que não votariam em Dilma e Heloisa, 37% rejeitaram Marina Silva e Aécio Neves 33% não querem Ciro e 30% recusaram Serra.
O governo federal continua sendo bem avaliado, com cerca de 69% de aprovação, e aumentou em 1% a aprovação do presidente Lula, pulando 81%. Recuaram as percepções sobre o crescimento do desemprego e da inflação.
* Com informações de O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário