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quarta-feira, 4 de maio de 2016

UFRN encaminha novos cursos de pós-graduação para MEC aprovar

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai enviar ao Ministério da Educação (MEC) cinco proposições para novas pós-graduações, todas aprovadas na manhã desta terça-feira, 03, durante a sexta sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Os novos cursos objetos dos documentos que serão analisados pelo MEC são os seguintes: curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), Mestrado Acadêmico em Energia Renováveis e Meio Ambiente, vinculado ao Centro de Tecnologia(CT) e a Escola de Ciências e Tecnologia (EC&T) e, por fim, o Mestrado Acadêmico em Geografia, vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES).
Dentro desse conjunto de propostas, há duas particularidades. A primeira refere-se aos dois últimos cursos citados, cuja criação será acompanhada da concepção de novos Programas de Pós-Graduação. A segunda distinção é específica ao curso do CERES: caso seja aprovado, será o primeiro mestrado acadêmico vinculado ao CERES, unidade que já conta com mestrados profissionais em funcionamento. 
A proposta de Resolução segue agora à CAPES para análise. Apenas após a possível aprovação é que a universidade pode divulgar editais para seleção. No mês de abril, a CAPES aprovou a criação do Mestrado Acadêmico em Ensino da Ciência e Matemática, enquanto que em fevereiro aconteceu a aprovação do curso de Doutorado em Serviço Social. 
Atualmente, a UFRN possui 58 cursos de mestrado acadêmico, 41 cursos de doutorado e 20 cursos de mestrado profissional recomendados ou reconhecidos pela CAPES. Somados, os números representam um aumento superior a 60% na oferta de pós-graduação stricto sensu quando comparados aos 74 cursos existentes nesta modalidade no ano de 2009.

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